Início / Notícias / Computador /

Logitech volta a lançar mouse com trackball

Emerson Alecrim

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Na época em que todo mundo sabia que o ícone do botão Salvar representa um disquete, um periférico era objeto de desejo de muita gente: um mouse com trackball. Quem não pôde realizar o sonho de ter um vai poder fazê-lo agora: a Logitech anunciou o MX Ergo, mouse com trackball que funciona com Bluetooth e é recarregado via USB.

Logitech MX Ergo

Aqui vai uma rápida explicação para quem não está familiarizado com a ideia: para usar um mouse desse tipo, você precisa manipular uma esfera que fica na parte superior ou lateral do mouse para movimentar o cursor na tela. Como o mouse em si não sai do lugar, o trackball é visto como uma opção para prevenir LER (lesão por esforço repetitivo).

Logitech MX Ergo

O discurso da ergonomia sempre teve um apelo forte nessa categoria de mouse. Apesar disso, o trackball foi caindo em desuso nos últimos anos, embora nunca tenha desaparecido do mercado. A própria Logitech não lançava um dispositivo do tipo há anos: o último modelo foi o Logitech M570, anunciado em 2010.

Para não ficar com ar de “mais do mesmo”, o MX Ergo traz alguns atributos interessantes. Começa pela bateria, que tem 500 mAh e pode durar até quatro meses com uma carga completa. De acordo com a Logitech, um único minuto de recarga é suficiente para um dia de uso.

Logitech MX Ergo

Já o botão de scroll, além de rolar para frente e para trás, pode ser inclinado para realização de movimentos laterais — útil para rolagem de tela na horizontal, por exemplo. Há também um botão que deixa o cursor bem mais lento e, consequentemente, mais preciso para tarefas minuciosas.

Mas o recurso mais chamativo, provavelmente, é a base que permite inclinar o MX Ergo em ângulos de até 20 graus para ajuste da ergonomia. No geral, a Logitech afirma que o dispositivo consegue diminuir em 20% os esforços musculares na comparação com mouses convencionais.

A praticidade não termina aí: o MX Ergo é compatível ainda com a Logitech Flow, tecnologia que permite que o acessório seja usado em dois computadores ao mesmo tempo. Com isso, você pode transferir arquivos de um notebook para outro com um simples movimento do mouse, por exemplo.

O Logitech MX Ergo será lançado neste mês com preço sugerido de US$ 99,99. Ainda não há previsão de disponibilidade no Brasil.

Com informações: The Verge