Eu venho evitando usar o Facebook Messenger para me comunicar com amigos ou parentes. Tenho o aplicativo instalado no celular, mas ele se tornou muito pesado com inúmeros recursos que eu não uso.

Até mesmo David Marcus, vice-presidente de produtos de mensagens do Facebook, reconhece o problema. Ele diz que o aplicativo se tornou “muito entulhado”, e promete resolver isso… sem dizer como.

“Nos últimos dois anos, criamos muitos recursos… Vários deles encontraram seu espaço no mercado; outros, não. Enquanto nós corremos para criar esses novos recursos, o aplicativo ficou muito entulhado. Vamos simplificar massivamente o Messenger ao longo deste ano”, escreve Marcus.

O Messenger tem 1,3 bilhão de usuários mensais, e em algum momento deixou de ser um app focado em mensagens instantâneas. Atualmente, ele possui bots de serviço ao cliente, um clone do Snapchat, uma plataforma de jogos, e até um recurso de pagamentos.

Uma forma de escapar disso é usando o Messenger Lite, sem todo esse “entulho”. Você pode enviar texto, fotos, mensagens de voz e stickers; mas não pode realizar chamadas de vídeo ou voz.

Marcus também lista outras tendências para o Messenger este ano, incluindo chats em grupo; comunicação visual com GIFs e stickers; e serviços de atendimento ao cliente.

Com informações: Facebook, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados