Google Song Maker é um experimento online que permite a qualquer pessoa criar música

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
Google Song Maker
Google Song Maker

Vez ou outra o Google cria experimentos bastante divertidos. O mais recente deles é o Google Song Maker, uma espécie de sequenciador online que permite que você crie música a partir do navegador mesmo se não tiver experiência no assunto.

Embora você possa ligar um teclado Midi para brincar com a ferramenta, é perfeitamente possível criar músicas usando apenas os recursos básicos do computador, ou seja, mouse e microfone. Simplesmente clique nos retângulos para escolher as notas da sua sequência — cada nota tem uma cor — e ir montando a música. Se preferir, você pode “cantar” a melodia e deixar que o Song Maker a converta em notas.

Você também pode alternar entre alguns instrumentos, como piano, marimba, cordas e baterias, tudo com alguns cliques. A parte inferior é destinada aos itens de percussão, então acaba sendo bem fácil combiná-los com os instrumentos que aparecem logo acima. É possível ainda ajustar o tempo da música e, se você tiver um pouco mais de conhecimento, parâmetros de escala, batidas e afins.

A ideia é mesmo interessante. É aquele tipo de ferramenta que você vai mostrar aos seus filhos pequenos para deixá-los ocupados, mas não sem antes passar um bom tempo fuçando e fazendo as próprias obras. O resultado pode ser salvo e compartilhado via link (se vai ficar bom ou não, aí é com você).

O Google disponibilizou o Song Maker como forma de colaborar com o Music in Our Schools Month, iniciativa que visa promover o ensino de música em programas educacionais dos Estados Unidos. A novidade faz parte do Chrome Music Lab. Ali é possível encontrar diversas ferramentas para quem está tendo os primeiros contatos com conceitos musicais.

Com informações: TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados