Novo Google Trends mostra tendências de busca em tempo real

Jean Prado
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Google Trends é útil para pesquisar quais tópicos estão em alta, além de comparar as pesquisas de diferentes palavras-chave em diversos países ou estados. O Google lançou uma nova atualização para a ferramenta que mostra ainda mais dados de pesquisa e tendências de busca em tempo real.

A página inicial agora mostra diversos exemplos de como “os dados do Google podem ser usados para contar histórias”, segundo a empresa. Por exemplo, esta página sobre o Campeonato Brasileiro 2018 mostra o interesse de buscas pelo Brasileirão em cada estado, os times mais populares na última semana, os atacantes mais buscados e alguns outros recortes.

Essas histórias construídas com os dados do Trends são curadas pelo time do Google News Lab, iniciativa do Google que financia e gerencia diversos projetos no jornalismo. No momento, também há histórias sobre o casamento real, o Dia das Mães 2018 e outros exemplos ao redor do mundo.

Outro recurso interessante da ferramenta é a seção de Principais pesquisas, que agora mostra tanto as pesquisas por dia quanto as buscas em tempo real, atualizadas minuto a minuto. Aliás, agora é possível assinar a seção de pesquisas em alta, tanto por e-mail quanto por RSS.

Uma prática muito popular no Trends é comparar dois ou mais termos, como biscoito ou bolacha. Agora, no detalhamento comparado por sub-região, o Google deixa você ver qual a porcentagem de pesquisas com o termo mais usado em cada área. Antes, a ferramenta só mostrava essa comparação pela intensidade de cor no mapa.

Ainda no detalhamento comparado, o novo Google Trends deixa você clicar em algum estado para ver a intensidade de pesquisas por cada termo em cada cidade, ainda que o volume de pesquisas seja baixo.

Por fim, o Google reuniu todas as pesquisas do ano desde 2001 para você ver quais as principais buscas em cada período, separadas por categorias, como música, pessoas, atores, memes, como fazer, o que é, entre outras.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados