Google lança iniciativa de US$ 300 milhões para combater notícias falsas
Já não é novidade que notícias falsas são um problema que redes sociais e gigantes da internet ainda não conseguiram resolver. Mas as empresas estão tentando. A mais recente reação é a Google News Iniciative (GNI), programa que visa frear a disseminação de fake news na web e, ao mesmo tempo, destacar notícias legítimas publicadas por veículos confiáveis.
Como que para mostrar que a iniciativa é mesmo séria, o Google destacou que direcionará US$ 300 milhões ao programa durante os próximos três anos. Esse montante será gasto no desenvolvimento de ferramentas que possam facilitar o trabalho de veículos de notícias, na criação de modelos de negócios que façam o segmento ter crescimento sustentável e em ações para incentivar o jornalismo de qualidade.
O Google não dá detalhes sobre como isso será feito, mas indica que a GNI será uma continuação de trabalhos em andamento para combater notícias falsas, incluindo cursos de checagem de informação e outras práticas por meio do Google News Lab, a expansão do AMP (plataforma que acelera o carregamento de páginas web em dispositivos móveis) e o aperfeiçoamento dos algoritmos que tentam evitar que conteúdo duvidoso se espalhe.
No comunicado oficial, o Google destacou outras iniciativas que podem contribuir com o combate às notícias falsas, como a Disinfo Lab, plataforma criada junto com o First Draft para inibir a desinformação durante períodos eleitorais ou de grandes acontecimentos, e o MediaWise, projeto que visa orientar o público jovem dos Estados Unidos sobre o consumo de informação digital.
Com relação aos modelos de negócios, o Google citou algumas medidas recentes que podem ajudar veículos sérios a gerar receita para viabilizar suas operações, entre elas, o Subscribe with Google (Assine com o Google), que permite que usuários façam assinaturas de diferentes tipos de mídia de uma maneira mais rápida e prática, podendo controlar tudo a partir de uma única conta.
Outra iniciativa que o Google fez questão de mencionar é o Outline, ferramenta de código aberto que permite que os veículos montem servidores próprios para oferecer mais segurança no acesso à internet por parte dos jornalistas. O Outline possibilita que uma VPN seja criada com relativa facilidade, por exemplo, não exigindo conhecimentos técnicos avançados.
É cedo para sabermos se a GNI e os demais programas darão resultado, mas uma coisa é certa: o combate às fake news exige um conjunto orquestrado de medidas, não havendo solução única. Levando esse aspecto em conta, a impressão que temos é a de que o Google está finalmente seguindo pelo caminho certo.
Leia | Como bloquear sites de notícias recomendados pelo Google