Facebook derruba rede de fake news ligada ao MBL

Rede social remove 196 páginas e 87 perfis criados “com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação”

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 5 meses
Facebook

O Facebook informou nesta quarta-feira (25) que retirou do ar uma rede de 196 páginas e 87 perfis brasileiros utilizados para espalhar notícias falsas. Ao menos parte das contas era controlada por membros do grupo ativista de extrema-direita Movimento Brasil Livre (MBL), que acusam a empresa de praticar censura.

O comunicado do Facebook diz que as páginas removidas “faziam parte de uma rede coordenada que se ocultava com o uso de contas falsas no Facebook, e escondia das pessoas a natureza e a origem de seu conteúdo com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação”.

Embora o Facebook não divulgue a lista de contas desativadas, a agência de notícias Reuters informa que a rede, com mais de 500 mil seguidores, “era administrada por membros importantes do MBL”. Entre as páginas removidas estão nomes como Jornalivre e O Diário Nacional, que serviam para espalhar mensagens do MBL como se tivessem sido publicadas por veículos de mídia independentes.

No próprio Facebook, o MBL confirmou que coordenadores do movimento “tiveram suas contas arbitrariamente retiradas do ar”. Diz ainda que pretende recuperar as páginas derrubadas e que a rede social “tem sido alvo de atenção internacional, por conta do viés político e ideológico da empresa, manifestado ao perseguir, coibir, manipular dados e inventar alegações exdrúxulas contra grupos, instituições e líderes de direita ao redor do mundo”.

O Facebook diz que as páginas e perfis removidos violavam suas políticas de autenticidade. Na terça-feira (24), a empresa havia anunciado medidas para combater fake news a tempo das eleições no Brasil, como a divulgação de informações sobre financiou um post patrocinado; uma exigência de autorização especial para fazer propaganda eleitoral; e a remoção de contas mal intencionadas.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados