Twitter colocará aviso em tweets de políticos que violam regras de uso

Além do aviso, o Twitter diminuirá a visibilidade do conteúdo que foi identificado

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
bloquear palavras no twitter

O Twitter anunciou ontem (27) que criou uma forma para permitir que publicações de políticos fiquem disponíveis, mesmo quando elas ferem alguma regra de uso da rede social. De acordo com a nota, um alerta aparece quando o tweet viola a regra e o usuário que está na conta tem a escolha de ver, ou não, seu conteúdo.

Este tipo de alívio para contas de figuras públicas já acontece faz tempo no Twitter, mas o que não existia era uma regra para que a plataforma escolha se vai ou não remover o tweet, com a escolha final sendo mais manual e arbitrária do que com base em algo. A partir de agora, qualquer postagem que fere os termos de uso continuará disponível, só que menos visível.

Além do alerta que fica acima e que pode ser removido pelo usuário que quer ler, o Twitter removerá este tweet da busca avançada quando ela estiver com o filtro de conteúdo ativado, ele não aparecerá na parte de notificações, não aparecerá em páginas de evento ao vivo e não será mais visível na aba de busca, onde o próprio Twitter exibe várias contas separadas por categorias de publicação.

De acordo com as regras, para a conta receber este tipo de tratamento ela precisa:

  • Ser um político ou representante oficial de algum governo;
  • Estar em campanha política ou ser o próximo em uma linha sucessória;
  • Ter mais do que 100 mil seguidores;
  • Ter a conta verificada.

Outra regra é que o conteúdo precisa ser de interesse público e isso elimina qualquer tweet sobre incitação à violência contra outra pessoa. Neste caso, o Twitter apagará o post da mesma forma como já faz hoje. A nova medida já está em prática e não é retroativa – quer dizer que ela não será aplicada para qualquer conta que publicou antes desta mudança.

Com informações: Twitter.

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados