Windows 10 permite bloquear instalação automática do Edge com base do Chrome

Microsoft vai instalar novo Microsoft Edge com base do Chrome em PCs com Windows 10 a partir de 15 de janeiro de 2020

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Microsoft Edge

Em 15 de janeiro de 2020, o Microsoft Edge morrerá e será substituído: o navegador passará a usar a mesma base do Google Chrome e terá um novo ícone que não lembra o Internet Explorer. A instalação será feita de forma automática em PCs com Windows 10, mas a Microsoft oferece uma ferramenta de bloqueio para impedir isso.

A ferramenta se chama Blocker Toolkit: ela é pensada “para organizações que queiram bloquear a instalação automática do Microsoft Edge (baseado no Chromium) em máquinas de ambientes nos quais a atualização automática está ativada”, explica a Microsoft.

Isso pode ser útil para empresas cujos sistemas web dependam da engine de renderização EdgeHTML, presente no Microsoft Edge antigo. Ela foi substituída pelo Chromium na nova versão do navegador, para aumentar a compatibilidade com a maioria dos sites (que são pensados para o Chrome).

Microsoft não impede usuários de instalarem novo Edge

É possível baixar o Blocker Toolkit e conferir as instruções de uso neste link. A Microsoft lembra que esta ferramenta não impede os usuários de instalarem o novo Edge, apenas bloqueia a instalação automática. Além disso, ela funciona apenas em computadores rodando Windows 10 April 2018 Update (versão 1803) ou mais recente.

Não será necessário usar o Blocker Toolkit em empresas que usem um sistema de gerenciamento de atualizações como o SCCM (System Center Configuration Manager); neste caso, já é possível controlar as instalações do Windows Update, incluindo o novo Edge.

O Microsoft Edge com base do Chrome chegará à versão estável no mês que vem com suporte a mais de 90 idiomas, proteção contra rastreamento na web, e modo Internet Explorer para empresas. Já é possível testar versões beta, dev e canary no Windows 10, Windows 7, Windows 8.1, Windows Server e macOS. Há também apps para iPhone, iPad e Android.

Com informações: Bleeping Computer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados