Início / Notícias / Gadgets /

Novo Chromecast Ultra pode ter Android TV e controle remoto

Suporte a 4K, HDR e Dolby Vision deve ser mantido no Chromecast Ultra de 2ª geração

Emerson Alecrim

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O Chromecast Ultra foi lançado pelo Google em 2016 e, desde então, não recebeu nenhuma nova versão. Mas isso pode mudar em breve: rumores indicam que a segunda geração do dispositivo está a caminho e deve contar com Android TV e controle remoto.

Chromecast Ultra

Chromecast Ultra

É o que diz o 9to5Google, que afirma ter entrevistado uma pessoa familiarizada com os planos do Google. O informante explica que o projeto tem até codinome interno: Sabrina.

Quando foi lançado, o Chromecast Ultra custava US$ 69, quase o dobro do valor cobrado pelo Chromecast “normal” (US$ 35). Em contrapartida, o dispositivo traz suporte a vídeos em 4K, HDR e Dolby Vision.

Essas características deverão ser mantidas no novo Chromecast Ultra, mas, aparentemente, o Google quer proporcionar uma experiência mais imersiva com a novidade: por conta do Android TV, o usuário terá acesso direto a aplicativos de plataformas como YouTube (óbvio), Netflix e Disney+, por exemplo.

No design, o dispositivo deverá seguir o formato do Chromecast Ultra atual, mas trazer alguns ajustes que o deixarão mais alinhado com o padrão visual mais recente dos dispositivos do Google.

Já o controle remoto deverá trazer um botão dedicado ao Google Assistente e microfone para permitir comandos de voz. Aparentemente, também será possível configurar o acessório para controlar a TV.

Podemos presumir que, se o novo Chromecast Ultra tiver mesmo os mencionados recursos, a dependência de um smartphone nas reproduções será menor ou até inexistente, o que faz muito sentido: como a maioria das TVs lançadas no mercado já é do tipo “smart”, a proposta original do Chromecast vem se tornando cada vez menos interessante.

Controle remoto do Google na FCC

Controle remoto do Google na FCC

Ainda não há informações sobre preços ou disponibilidade, até porque o Google não anunciou o novo Chromecast Ultra oficialmente. Mas Janko Roettgers, do Protocol, informou no Twitter que um controle remoto do Google passou recentemente pela Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC, na sigla em inglês), o que sugere que o lançamento não está longe.

Fala-se até que o novo Chromecast Ultra seria anunciado no Google I/O 2020, em maio. O evento foi cancelado por conta da disseminação do coronavírus, mas é possível que o Google faça uma apresentação online da novidade.