Tela do iPhone 12 com Ceramic Shield é mesmo resistente

Testes mostram que Ceramic Shield não é indestrutível, mas realmente deixa tela do iPhone 12 mais resistente

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Teste de resistência do iPhone 12 (imagem: Chris Parker/CNET)
Teste de resistência do iPhone 12 (imagem: Chris Parker/CNET)

Um das novidades que chamam atenção na linha iPhone 12 é a tela com Ceramic Shield, proteção que, nas palavras da Apple, faz o componente ter mais resistência contra danos. Será mesmo? Testes mostram que a companhia não está mentindo, mas que devemos ter em mente que a proteção não torna o visor dos novos iPhones indestrutível.

Um dos testes foi conduzido pela CNET. O veículo afirma que, além do vidro em si, o design da linha iPhone 12 ajuda o componente a ser mais resistente a quedas por este estar alinhado à estrutura de metal do aparelho em vez de ter curvatura nas bordas.

Em uma das etapas do teste, o iPhone 12 foi colocado em uma pequena bolsa junto a objetos que poderiam arranhá-lo, como moedas e chaves. A bolsa foi agitada vigorosamente por 30 segundos, mas o celular saiu ileso dali.

Em outra etapa, o aparelho foi arranhado frente e verso com uma lixa. Dessa vez houve danos visíveis. Apesar disso, o veículo verificou que a tela continuou funcionando normalmente.

Teste de resistência do iPhone 12 com lixa (imagem: Vanessa Hand Orellana/CNET )

Teste de resistência do iPhone 12 com lixa (imagem: Vanessa Hand Orellana/CNET)

Nos testes de queda, o vidro traseiro quebrou e a moldura ficou com alguns “machucados”. A tela, no entanto, permaneceu intacta mesmo com o iPhone 12 tendo sido largado de uma altura de quase 3 m por três vezes seguidas (sem considerar as quedas com alturas menores).

A Allstate Protection Plans, empresa que oferece seguros para smartphones, também conduziu uma rodada de testes. Os resultados, resumidos no vídeo a seguir, indicam que o iPhone 12 é mais resistente que o iPhone 11 e o Samsung Galaxy S20 considerando quedas de uma altura de 1,8 m, tanto com a tela virada para cima quanto para baixo. Somente pequenos danos na traseira e nas laterais foram constatados.

Já o iPhone 12 Pro teve resultado um pouco pior, talvez por ser cerca de 25 gramas mais pesado do que o iPhone 12. Além de alguns danos nas laterais, o vidro traseiro (que não conta com Ceramic Shield) ficou todo rachado. Já a tela apresentou uma rachadura na parte inferior, mas continuou funcionando — provavelmente, os danos seriam maiores nas gerações anteriores.

Assim como a CNET, a Allstate Protection Plans concluiu que o design da linha iPhone 12 contribui para o aspecto da resistência por fazer as laterais absorverem melhor o impacto nas quedas.

De modo geral, a percepção é a de que a proteção Ceramic Shield não é intransponível, mas realmente contribui para fazer desta a geração mais resistente do iPhone.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados