STJ sofre ataque hacker e suspende atividades por uma semana

Ataque será investigado pela Polícia Federal; processos suspensos estão previstos para voltar após 09 de novembro

Ana Marques
Por
• Atualizado há 4 meses
Superior Tribunal de Justiça - STJ.
Superior Tribunal de Justiça - STJ. (Imagem: Divulgação/STJ)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) comunicou nesta quarta-feira (04) que sua rede de tecnologia da informação sofreu um ataque hacker durante a tarde da última terça (03). A ameaça está sendo investigada pela Polícia Federal, mas resultou em uma suspensão de prazos processuais até a próxima semana.

De acordo com a publicação do tribunal, as demandas urgentes (como liminares em habeas corpus) serão centralizadas na Presidência do STJ até a próxima segunda-feira (09), data prevista para a normalização das atividades. Nesse caso, as petições devem ser encaminhadas ao e-mail protocolo.emergencial@stj.jus.br, e serão decididas pelo Presidente do Tribunal.

Vale lembrar que, por conta da pandemia da COVID-19, as sessões no STJ têm sido realizadas de forma virtual.

No momento de publicação desta matéria, o site https://www.stj.jus.br/ estava fora do ar – o comunicado do tribunal afirma que a recuperação dos sistemas oferecidos pela Corte está nas mãos da Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (STI). No entanto, não há mais detalhes sobre possíveis dados comprometidos com a tentativa de invasão.

Audiências por videoconferência também estão suspensas

Até a próxima semana, todas as sessões de julgamento e audiências online estão suspensas ou canceladas, de acordo com a resolução publicada nesta quarta e assinada pelo presidente do STJ, Ministro Humberto Martins.

A medida visa aguardar até o total restabelecimento da segurança do tráfego de dados nos sistemas do tribunal.

Ministros, servidores, estagiários e terceirizados que utilizam os sistemas da Corte também receberam recomendação para não utilizar computadores, ainda que pessoais, conectados à rede do STJ.

A resolução pode ser vista na íntegra por meio deste link.

Com informações: Conselho Nacional de Justiça

Receba mais sobre STJ na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados