Panasonic cria aspirador para resgatar fones sem fio em estações de trem

Antes do aspirador da Panasonic, as estações de trem utilizavam uma espécie de mão mágica com garra na ponta que é pouco precisa

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Linha de trem urbano em Tóquio (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Linha de trem urbano em Tóquio (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

A Panasonic firmou parceria com a East Japan Railway Co., conhecida como JR East e uma das grandes empresas que operam trens no Japão, para criar uma espécie de aspirador capaz de recuperar fones de ouvido sem fio perdidos. O projeto foi feito sob medida justamente pela quantidade generosa destes acessórios recuperados nas linhas.

Os fones de ouvido completamente sem fios são ótimos em muitos pontos, mas péssimos para usuários desastrados (como eu) ou quando você está com uma multidão e um dos lados cai no chão. Este é um problema para o Japão, especialmente grande para a JR East. A empresa diz que entre julho e setembro deste ano foram registrados 950 casos de fones caídos na linha do trem, em 78 estações de Tóquio – ou aproximadamente 10,5 casos por dia.

Este número resultou em uma parceria da empresa com a Panasonic para acelerar a recuperação destes fones. O fruto da união é um aspirador preso em uma vareta e com tubos que fazem a sucção do ar, junto do fone que está no meio do caminho. O acessório perdido não é sugado, ele fica preso na ponta destes tubos. O visual do produto lembra um aspirador de pó vertical, daqueles que são vendidos aqui no Brasil, só que mais fino.

Aspirador da Panasonic recupera fone no Japão (Imagem: reprodução/TBS News)

Aspirador da Panasonic recupera fone no Japão (Imagem: reprodução/TBS News)

Japão quer trocar garras por aspirador da Panasonic

A ideia é de ajudar o trabalho que tem o funcionário da estação, diminuindo o tempo necessário para o usuário ter o acessório novamente. A ferramenta utilizada até então é uma garra também presa em um bastão, mas os dentes dela são pouco precisos para recuperar fones de ouvido sem fios, que são sempre pequenos.

A primeira estação de trem do Japão com este aspirador da Panasonic é a de Ikebukuro, que fica na capital Tóquio. O teste foi feito com os AirPods Pro, mas certamente ele funciona também com outros fones ainda menores, como os Galaxy Buds+.

Com informações: Gizmodo, The Verge e TBS News.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados