Asus Zenfone 6 começa a receber Android 11 com nova ZenUI

A atualização do Android 11 e ZenUI para o Zenfone 6 é fechada para apenas alguns aparelhos vendidos em Taiwan neste momento

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Asus Zenfone 6 (Imagem: divulgação/Asus)
Asus Zenfone 6 (Imagem: divulgação/Asus)

A Asus começou a levar o Android 11 para seu topo de linha do ano passado, o Zenfone 6, iniciando a atualização para a versão mais recente do sistema operacional móvel do Google. Junto do update, são entregues correções, novas funções e uma versão mais moderna da interface alterada da empresa, a ZenUI.

A Asus foi uma das primeiras fabricantes a oferecer testes para o Android 11 em seus aparelhos, focando no Zenfone 6. Ela abriu o programa para interessados mesmo antes da versão final deste sistema operacional móvel, lançado oficialmente pelo Google em setembro de 2020.

Já na hora de colocar o Android mais recente nos aparelhos de todos os usuários, a história foi diferente e a marca taiwanesa ficou atrás de suas concorrentes asiáticas. Porém, a partir desta semana, quem comprou um Zenfone 6 em Taiwan pode receber o update diretamente no aparelho.

O que muda no Zenfone 6 com o Android 11

A build que entrega o Android 11 no Zenfone 6 é a 18.0610.2011.107, ela também atualiza o visual da interface ZenUI e a lista de novidades para o aparelho inclui a possibilidade de compartilhamento de arquivos com dispositivos próximos, a ativação do download automático para atualizações do sistema por padrão (apenas via Wi-Fi) e gestos para launchers terceiros, mesmo em tela cheia.

A maior mudança está realmente no Android 11, que entrega alguns recursos como o agrupamento de notificações que chegam de mensageiros como WhatsApp, Telegram e Messenger, além da possibilidade de alterar, com apenas um toque na tela, a saída de som entre o fone de ouvido e o alto-falante.

Também está presente uma solução semelhante ao que é utilizado pelo chat do Messenger do Facebook, mas agora em apps do Google como o Mensagens e Meet/Hangouts. Neste recurso uma bolha aparece com o rosto da pessoa que está do outro lado da conversa, abrindo o papo sempre que tocada.

Dispositivos de casa inteligente podem ser controlados a partir da tela de liga/desliga, o usuário ganha acesso rápido ao Google Pay neste mesmo local e finalmente o Android recebe uma ferramenta para gravar a tela.

O funcionamento do gravador é o mais simples e direto possível: tudo que é feito na interface do sistema é gravado, com direito ao áudio que pode ser do microfone do aparelho, do som emitido pelo app/jogo ou os dois ao mesmo tempo. Alguns fabricantes já utilizavam ferramentas próprias para a gravação, mas a partir do Android 11 a função pode ser feita de forma nativa.

Outros detalhes em privacidade foram reforçados nesta atualização, como a escolha de permitir o uso de algum sensor “apenas uma vez”, como é o caso da localização e do microfone. Com esta opção ativada, sempre que o app for fechado e aberto novamente, uma janela vai perguntar se o usuário ainda quer oferecer acesso aos dados coletados pelo gadget.

Todas estas novidades estão presentes no Android 11 do Zenfone 6, mas se você tem um aparelho comprado, mesmo que em Taiwan, precisa segurar a ansiedade. A própria Asus afirma que neste momento o update será entregue para um número pequeno de usuários de seu país natal.

O objetivo da atualização em escalas com poucos participantes é encontrar e corrigir bugs antes de entregar o Android 11 com a nova ZenUI para todo mundo. Este passo, de soltar o download do firmware para todos, não tem data para acontecer – certamente não será em 2020.

Com informações: Android Police e Asus.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados