Mastercard decreta fim de cartões com tarja magnética até 2029

Mastercard define cronograma para deixar de emitir novos cartões de crédito e débito com tarja magnética; mudança será gradual, mas termina em 2029

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Cartão de crédito

Você lembra quando foi a última vez que você passou o cartão na lateral de uma maquininha? Eu não lembro. Os pagamentos com chip são bem mais comuns hoje em dia, e métodos como a aproximação têm ganhado espaço. Por isso, a Mastercard decidiu que vai deixar de emitir cartões de crédito e débito com a tira magnética nos próximos anos.

A mudança vai ser gradual e bem suave. De acordo com o comunicado da empresa, a tira magnética vai desaparecer em 2024 de regiões onde os chips são mais usados, como a Europa. Em 2027, bancos nos EUA e Canadá deixarão de ser obrigados a emitir cartões com a faixinha. Em 2029, a empresa vai deixar de produzir cartões de crédito e débito com o recurso — a exceção serão os pré-pagos.

Os Estados Unidos, aliás, ficaram um pouco atrasados na transição da antiga tecnologia para os cartões com chip. A mudança por lá começou para valer em 2015 e gerou muita confusão — só em 2018 que a assinatura no recibo deixou de ser uma exigência, por exemplo.

E não são só as operadoras de cartão que estão abandonando a tecnologia. O Galaxy S21 conta com Samsung Pay, mas, ao contrário de aparelhos anteriores, deixou de lado a tecnologia MST (Transmissão Magnética Segura), que simulava a faixa para funcionar em maquininhas mais antigas.

Mais novidades para cartão devem vir por aí

O microchip nos cartões deu mais segurança às transações por não conter todas as informações, como acontecia nas tarjas magnéticas. No entanto, ele não é mais o que há de mais moderno em pagamento: o pagamento por aproximação ou contactless usando NFC já vem embarcado em vários dos plásticos emitidos no Brasil. É o mesmo padrão adotado por Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay. Esse método de pagamento teve crescimento de 330% no primeiro semestre de 2020 e movimentou R$ 8,3 bilhões no Brasil.

Mas tem mais coisa que deve vir por aí. A própria Mastercard anunciou um cartão com leitor de digitais. Feito em parceria com a Samsung, ele dispensa o uso de senha e deve chegar ao mercado sul-coreano até o fim de 2021. 

Com tanta novidade, o lugar da tarja magnética nos cartões de crédito parece ser mesmo o museu.

Com informações: Mastercard

Receba mais sobre Cartão de crédito na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados