New World está quebrando placas de vídeo além da RTX 3090, dizem jogadores

Usuários relatam nas redes sociais que New World, MMORPG da Amazon, está "fritando" chips de placas da série RTX 30, da Nvidia

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Alguns jogadores de New World — novo MMORPG da Amazon — estão relatando defeitos em suas placas de vídeo ao abrir o jogo. Esse problema já acontecia quando o quando o game estava em fase beta, mas só afetava modelos específicos da RTX 3090, da Nvidia, fabricados pela EVGA. Pelo o que parece, a falha voltou e, agora, estaria “fritando” outras GPUs da série RTX 30.

Nas redes sociais, em especial no Reddit, usuários têm reportado casos de placas de vídeo topo de linha parando de funcionar completamente com New World. Entre modelos supostamente afetados estão não só as RTX 3090, como também as RTX 3080 Ti, 3080, 3060 Ti e até as edições para notebook das RTX 30.

Na beta, apenas RTX 3090 da EVGA quebravam

Durante o período de testes beta, esse problema acontecia apenas em placas fabricadas pela EVGA. Especialistas em hardware acreditavam que a falha era causada pela tela de menu de New World, que funcionava com taxas de quadros por segundo ilimitadas. Isso gerava um pico no consumo de energia das GPUs, fritando os chips internos.

Na época, a EVGA assumiu a culpa e aproveitou para esclarecer o caso em uma entrevista ao PCWorld. Segundo a empresa, um pequeno lote de RTX 3090 saiu da fábrica com erro na solda de um transistor MOSFET — responsável por controlar corrente e tensão elétrica nas placas de vídeo. Algumas GPUs com defeito foram recolhidas pela fabricante e substituídas por modelos novos.

Já a Amazon Games, que havia garantido que a beta de New World estava funcionando sem problemas, colocou uma opção para limitar a quantidade de quadros por segundos exibidos na menu do jogo.

New World (Imagem: Divulgação/Amazon)
New World (Imagem: Divulgação/Amazon)

Usuários relatam defeitos em RTX 30 da Gigabyte

Mesmo com esse novo limite de FPS, alguns usuários têm relatado o mesmo problema de antes, dessa vez em placas da EVGA e da Gigabyte. No Twitter, o perfil do site PowerGPU — especializado em montagem de PCs — disse ter recebido e-mails com relatos de diversas placas de vídeo parando de funcionar por causa de New World.

Então, sabíamos que isso ia acontecer. As pessoas estão nos enviando e-mails informando que suas GPUs não estão mais funcionando depois de jogar New World. Isso significa que eles não jogaram a beta, e nós estávamos prevendo que aqueles que não participaram dos testes teriam os mesmos problemas.

@PowerGPU, em tweet

A equipe do PowerGPU esperava receber relatos de mais placas de vídeo “mortas”, pois o problema tem origem em má construção do hardware. Durante a beta de New World, nem todas as GPUs defeituosas foram recolhidas, e nem todos os donos de componentes da Nvidia puderam testar o jogo.

Enquanto isso, no subreddit do MMORPG, estão surgindo posts como “New World fritou minha RTX 3080 Ti” ou “Minha RTX 3080 Ti OC da Gigabyte foi destruída por New World“. Há também jogadores reclamando de altas temperaturas em GPUs da AMD, como a Radeon RX 5700 XT.

A causa das “mortes” de GPUs ainda é desconhecida

Ainda é desconhecido se New World é realmente o culpado pela morte dessas placas de vídeo da Nvidia. Até o momento, a Amazon Games ainda não se pronunciou sobre esses novos casos, nem sobre possíveis problemas de otimização do MMORPG.

Caso você esteja jogando New World, mantenha o driver da sua placa de vídeo atualizado e ative o limite de FPS no menu. Até termos certeza do que está acontecendo, é sempre melhor prevenir do que comprar uma GPU nova no meio dessa crise de preços altos e escassez de componentes.

Com informações: Kotaku, PCGamer, PCGamesN.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados