Fortnite agora é desenvolvido na Unreal Engine 5, mas o que isso significa?

Com o motor gráfico Unreal Engine 5, a Epic Games quer permitir a criação de jogos com gráficos a nível de filmes de animação para cinema, mas isso ainda deve demorar para acontecer em Fortnite

Murilo Tunholi
Por

Com o início da Temporada 1 do Capítulo 3 nesta semana, Fortnite recebeu uma mudança importante no seu motor gráfico. A partir de agora, o Battle Royale da Epic Games deixa de usar a Unreal Engine 4 para ser desenvolvido na Unreal Engine 5, a versão mais atualizada e poderosa do software. Mas, na prática, o que isso significa para os jogadores? Explico nas linhas a seguir.

Por enquanto, a troca do motor gráfico não deve mudar a experiência atual dos jogadores de Fortnite. Os requisitos mínimos e recomendados continuam os mesmos de sempre, e a performance do jogo deve se manter igual. Porém, isso não deve durar para sempre.

É provável que, em um futuro próximo, Fortnite passe por uma bela atualização gráfica. Além disso, graças às novas possibilidades de criação da Unreal Engine 5, também dá para esperar mudanças a nível de gameplay no mapa do Battle Royale, como inclusão de estruturas mais detalhadas com iluminação dinâmica em tempo real, por exemplo.

Unreal Engine 5 promete mudar a indústria de games

A Unreal Engine 4 é um dos motores gráficos mais populares entre os estúdios de jogos. Entre suas vantagens dá para citar que o software é grátis para começar a usar, possui a versatilidade necessária para dar vida a qualquer tipo de projeto e funciona bem em todas as plataformas atuais.

Devido a esses e outros motivos, os desenvolvedores estão com as expectativas altas para o lançamento da Unreal Engine 5. A atualização deve não só permitir a criação de jogos com gráficos cada mais mais realistas, como também promete oferecer novas possibilidades para renderização de modelos e texturas, e uso da física e iluminação.

No anúncio da Unreal Engine 5, em maio do de 2020, a Epic Games revelou uma demonstração em tempo real de um jogo feito no motor gráfico rodando em um PS5. Naquela época, a empresa falou bastante sobre dois novos recursos que permitem entregar gráficos com um nível absurdo de detalhes enquanto mantêm o alto desempenho nos consoles atuais.

Essas tecnologias são chamadas de Nanite e Lumen. Em resumo, quando elas são usadas em conjunto, é possível renderizar objetos de qualquer tipo de forma simples e aplicar iluminação global dinâmica em tempo real, sem precisar de ferramentas exclusivas, como Ray Tracing.

Até então, isso só era possível ser feito em filmes, pois as renderizações levavam horas para ficarem prontas. Na Unreal Engine 5, a ideia é levar a qualidade gráfica das animações de cinema aos jogos, renderizando todos os mínimos detalhes em tempo real.

Assista, a seguir, ao vídeo de apresentação da Unreal Engine 5:

Unreal Engine 5 fica disponível em 2022

Tanto Fortnite quanto a Unreal Engine são produtos da própria Epic Games, então nada mais justo que atualizar os jogos da casa antes de liberar o motor gráfico para uso geral. A Unreal Engine 5 tem previsão de lançamento para o início de 2022, mas já é possível testar o software na versão de acesso antecipado.

Com informações: Game Informer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Canal Exclusivo

Relacionados