Unreal Engine 5 chega para criar jogos ultrarrealistas com melhor desempenho
Desenvolvedores já podem baixar a primeira versão estável da Unreal Engine 5, motor gráfico da Epic Games que será usado no próximo The Witcher
Desenvolvedores já podem baixar a primeira versão estável da Unreal Engine 5, motor gráfico da Epic Games que será usado no próximo The Witcher
A Unreal Engine 5 (UE5) está enfim entre nós. A partir desta terça-feira (5), o novo motor gráfico da Epic Games pode ser usado por estúdios e desenvolvedores independentes para renderizar modelos e ambientes ultrarrealistas em tempo real. Com a ferramenta, dá para criar jogos e animações com gráficos dignos da nova geração, incluindo iluminação e física dinâmicas.
Revelada em maio de 2020, a Unreal Engine 5 era bastante aguardada pelos produtores de jogos e filmes. Hoje, a Unreal Engine 4 é um dos motores gráficos mais populares entre os estúdios. Além de ser grátis para começar a usar, a ferramenta é versátil e permite dar vida a qualquer tipo de projeto, com boa otimização.
Com o lançamento da nova engine, é esperado que os estúdios comecem a migrar para a ferramenta atualizada desde já. Por ser dona do software, a Epic Games começou a desenvolver Fortnite na UE5 em dezembro do ano passado. Apesar de não ter recebido grandes mudanças visuais, o Battle Royale passou a rodar melhor no PS5 e Xbox Series X|S.
Além de Fortnite, a UE5 foi utilizada para produzir The Matrix Awakens — uma experiência interativa para PS5 e Xbox Series X|S que mostra a capacidade do motor gráfico de criar mundos abertos e modelos ultrarrealistas. O próximo jogo da franquia The Witcher também será produzido na UE5.
Uma das promessas da Epic Games é simplificar o processo de mudança de motor gráfico. Agora que a UE5 chegou, os estúdios e desenvolvedores podem migrar seus fluxos de trabalho da UE4 para a nova versão. Com isso, dá para aproveitar melhorias como o editor reformulado, desempenho superior, ferramentas inteligentes e muito mais.
Assim como aconteceu com Fortnite, jogos produzidos e lançados na UE4 podem ser adaptados para a UE5, sem precisar começar do zero. Segundo a Epic Games, adotar o novo motor gráfico em games antigos melhora o desempenho nos consoles da atual geração — PS5 e Xbox Series X|S. Entre os recursos exclusivos da Unreal Engine 5, ainda é possível citar:
Lumen é uma tecnologia que permite criar cenas dinâmicas, nas quais a iluminação indireta é adaptada em tempo real. Com esse recurso, é possível ajustar de forma automática o ângulo do sol conforme a hora do dia, o feixe de luz de lanternas e até a luminosidade ao abrir uma porta, por exemplo.
A promessa do Nanite é economizar tempo na hora de criar objetos e ambientes no motor gráfico. A ferramenta é capaz de gerar e aplicar milhões de polígonos de alta qualidade durante a renderização de maneira inteligente e otimizada, priorizando apenas os detalhes perceptíveis ao olhar e nada a mais.
Um dos recursos que deve garantir taxas maiores de quadros por segundo nos jogos, o Virtual Shadow Maps permite projetar sombras em objetos criados pelo Nanite, usando menos memória que o usual. Assim, os modelos permanecem bonitos e com profundidade, sem exigir muito do hardware.
Para garantir ainda mais quadros por segundo, a Temporal Super Resolution permite ao motor gráfico renderizar ambientes em resoluções menores, ao mesmo tempo em que entrega alta fidelidade de pixels no produto final. Na prática, isso deve aumentar a taxa de FPS em jogos, sem prejudicar a qualidade gráfica.
A Unreal Engine 5 já está disponível para download no site oficial da Epic Games.
No marketplace da ferramenta também dá para encontrar amostras e demos gratuitas para testar o novo motor gráfico, como o Lyra Starter Game e o City Sample.