Amazon abre código-fonte de seu motor gráfico e lança Open 3D Engine
Amazon transforma motor gráfico Lumberyard em nova ferramenta para criação de jogos em código aberto, a Open 3D Engine
Amazon transforma motor gráfico Lumberyard em nova ferramenta para criação de jogos em código aberto, a Open 3D Engine
A Amazon liberou para uso gratuito o código-fonte do seu motor gráfico de jogos Lumberyard. A engine já era grátis antes, mas, agora, a empresa passou a permitir que qualquer pessoa desenvolva novos recursos para o software. Além disso, a ferramenta mudou de nome para Open 3D Engine e ficou sob a gerência da Linux Foundation.
No futuro, será formada uma nova nova empresa, a Open 3D Foundation, para acelerar a colaboração com outros estúdios de jogos maiores. Até o momento, há 20 membros participando do projeto, incluindo Amazon, Adobe, Apocalypse Studios, Huawei, Niantic e Red Hat.
A ideia de oferecer uma engine em código aberto é permitir que os desenvolvedores criem jogos de qualidade com visuais de alto nível e outros aplicativos livres de direitos autorais. Assim, eles podem tirar as ideias do papel sem recorrer a motores gráficos que cobram taxas de publicação, como a Unreal Engine, da Epic Games, e a Unity, da Unity Technologies.
Antes, o motor Lumberyard era baseado na CryEngine, da Crytek, usada em jogos como Crysis e Hunt Showdown. Já a Open 3D Engine foi recriada do zero para evitar problemas com patentes de outras empresas, de acordo com a própria Amazon. A ferramenta atual pode fazer renderizações fotorrealistas e conta com todos os recursos necessários para criar games, simulações e animações.
Uma engine completa em código aberto pode ser benéfica tanto para grandes empresas quanto para desenvolvedores independentes, que muitas vezes ficam limitados às funções dos motores gráficos tradicionais. Com a Open 3D Engine, será possível modificar a estrutura da do software livremente e ainda compartilhar ferramentas com outros usuários.
A decisão da Amazon de financiar o motor gráfico também pode ajudar a empresa, que não tem tido sucesso em lançar os próprios jogos produzidos na Lumberyard. Por exemplo, Crucible foi cancelado e New Word segue sendo adiado. Além disso, a companhia poderá incluir a Amazon Web Services e a Twitch na engine, incentivando os desenvolvedores a incorporarem as plataformas diretamente nos games.
Com informações: Engadget.