Início / Notícias / Cultura /

Matrix Resurrections estreia na HBO Max mas Brasil fica para depois

Matrix 4 se mantém como estreia apenas para os cinemas no Brasil, enquanto nos EUA os fãs também podem assistir na HBO Max ao mesmo tempo

Felipe Vinha

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O filme Matrix Resurrections chegou aos cinemas nesta quarta-feira, 22 de dezembro, em todo o Brasil. Nos EUA este é o último filme que faz parte da grande programação da Warner de lançar todos os seus longas de 2021 nas telonas e também na HBO Max, no mesmo dia. A novidade, porém, continua não valendo para o nosso país – por aqui ele só desembarca no streaming no final de janeiro.

Matrix 4 no HBO Max por aqui: só em janeiro (Imagem: Divulgação/Warner)

De acordo com a assessoria de HBO Max, há uma janela de 35 dias corridos entre a estreia do filme nos cinemas e sua chegada ao streaming. Ainda é uma janela bem pequena e muito menor do que estávamos acostumados há anos, mas ainda existe aí alguma espera.

Isso se deve a decisões de mercado e estratégias de lançamento por região, ainda que Warner ou HBO Max não tenham detalhado que estratégias são estas. Por conta disso o filme chega por aqui, via streaming, apenas em 26 de janeiro. Até lá é possível que ele ainda esteja em cartaz nos cinemas, já que a permanência de um filme deste porte costuma durar algum tempo.

A mesma janela de lançamento foi válida para outros grandes títulos, como Space Jam, Esquadrão Suicida e o recente Duna. Estes, por sua vez, já podem ser conferidos no HBO Max – basta ter uma assinatura ativa, é claro.

COVID prejudicou também o cinema

A decisão da Warner de publicar seus filmes no cinema e no HBO Max na gringa se deu por conta do avanço da pandemia da COVID-19 em diversas regiões. Mesmo com a vacinação, muitos cenários contribuíram para que o vírus se espalhasse de novo. Neste momento até mesmo apresentações teatrais na Broadway, nos EUA, estão sendo cancelada por conta da variante Omicron do vírus.

A Warner já disse, porém, que em 2022 seus grandes lançamentos estarão apenas nos cinemas e pouco tempo depois chegarão em plataformas digitais. Não se sabe se este plano deve mudar até lá, mas é possível que tudo se mantenha como o planejado.