Como assistir Matrix na ordem correta por streaming

Veja em quais plataformas assistir aos filmes e curtas animados do universo Matrix e qual é a melhor ordem para vê-los

Paula Alves
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Como assistir Matrix na ordem correta por streaming / Netflix / Divulgação
Matrix (Imagem: Divulgação / Netflix)

Não há dúvidas de que a franquia Matrix é um marco na história do cinema e no uso de efeitos especiais. Com três filmes principais lançados, uma série de curtas animados e uma quarta produção à caminho, é comum, no entanto, surgirem dúvidas sobre sua ordem nos streamings, afinal, seus títulos não possuem numeração. Veja aqui como assistir Matrix na ordem correta e descubra em quais plataformas suas produções estão disponíveis.

História e sucesso no cinema

Com três filmes principais já lançados, Matrix é uma franquia dirigida pelas irmãs Lilly e Lana Wachowski. O primeiro filme da série, também chamado Matrix, chegou aos cinemas em 1999 e nos apresentou ao personagem Neo (Keanu Reeves), protagonista de toda a saga. Programador e hacker, neste primeiro longa Neo descobre que a realidade em que vive é apenas uma ilusão e que ele talvez seja o escolhido para libertar a humanidade desta farsa. 

O filme foi um divisor de águas no cinema, não apenas pelo seu roteiro brilhante, mas também pelo uso de técnicas de filmagem inovadoras, como a câmera girando em 360º e o bullet-time. Essa última, uma técnica de câmera lenta, mostra o movimento de personagens e objetos durante um espaço muito curto de tempo.

Queridinho também da crítica, ele ganhou diversos prêmios importantes, inclusive o Oscar 2000 de Efeitos Visuais, Mixagem de Som, Montagem e Edição de Som.

Como assistir Matrix na ordem correta por streaming / Netflix / Divulgação
Matrix (Imagem: Divulgação / Netflix)

Matrix: a trilogia principal e os curtas em ordem cronológica

Quem deseja assistir apenas a trilogia principal de Matrix, pode ver os filmes na mesma ordem em que foram lançados, afinal eles seguem uma mesma história em continuação direta. 

  • Matrix (1999)  
  • Matrix Reloaded (2003)
  • Matrix Revolutions (2003)

Além da trilogia principal, no entanto, a franquia ganhou uma série de curtas animados, que misturam computação gráfica e anime. Chamados de Animatrix, eles foram lançados em 2003, sendo compostos por nove histórias à parte do enredo central. Ainda que a história original possa ser compreendia sem eles, assisti-los em uma linha temporal, que mistura curtas e longas, ajuda a entender o universo Matrix.

Abaixo listamos todos eles em ordem cronológica e aquela que acreditamos ser a melhor maneira de assisti-los.

  • O Segundo Renascer – Parte I (curta-metragem)
  • O Segundo Renascer – Parte II (curta-metragem)
  • Uma HIstória de Detetive (curta-metragem)
  • Matrix (primeiro longa-metragem)
  • Era Uma vez um Garoto (curta-metragem)
  • O voo final de Osiris (curta-metragem)
  • Matrix Reloaded (segundo longa-metragem)
  • Matrix Revolutions (terceiro longa-metragem)
  • Além da Realidade (curta-metragem)
  • O Record Mundial (curta-metragem)
  • O Robô Sensível (curta-metragem)
  • Um Coração de Soldado  (curta-metragem)
Como assistir Matrix na ordem correta por streaming / Netflix / Divulgação
Matrix (Imagem: Divulgação / Netflix)

Onde assistir

A trilogia principal da série pode ser assistida completa na Netflix. Para quem é assinante do Telecine Play, também é possível conferir o primeiro filme da franquia, Matrix, em seu catálogo. Já a coletânea de curtas Animatrix pode ser comprada ou alugada pelo YouTube.

Quarto filme da franquia

Os fãs de Matrix têm muito o que comemorar, afinal, um quarto filme da franquia foi anunciado. Com data prevista para 22 de dezembro de 2021, Matrix 4 terá direção de Lilly Wachowski e será lançado simultaneamente nos cinemas e no streaming HBO Max – que chegará ao Brasil em junho

O filme terá novamente Keanu Reeves no papel de Neo, bem como a atriz Carrie-Anne Moss interpretando a personagem Trinity. Detalhes sobre o enredo do filme ainda não foram divulgados, mas pistas apontam que, diferente do reboot que havia sido cogitado anteriormente, o longa será na verdade uma sequência da história original.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Franquia Matrix na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Canal Exclusivo

Relacionados