Adeus, BlackBerry OS: sistema será descontinuado em janeiro de 2022

Suporte ao BlackBerry OS chegará ao fim em breve; sistema operacional marcou presença em celulares dos anos 2000 e 2010

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 8 meses
BlackBerry Curve 9220 (Imagem: Everton Favretto/Tecnoblog)
BlackBerry Curve 9220 (Imagem: Everton Favretto/Tecnoblog)

É o fim de uma era: a BlackBerry anunciou o fim do suporte ao BlackBerry OS. Com a medida, o sistema operacional para celulares e tablets da marca e serviços relacionados serão descontinuados depois de seis anos desde que foi retirado de circulação do mercado. Cabe ressaltar que o término do suporte não afeta os smartphones mais recentes que são comercializados com Android de fábrica.

A medida anunciada no último dia 22 é destinada aos dispositivos com o BlackBerry 7.1 OS, BlackBerry 10, BlackBerry PlayBook OS 2.1 e versões mais antigas. Para refrescar a memória, trata-se de um sistema que aparecia nos celulares da marca no passado. Hoje em dia, os telefones da companhia são comercializados com Android.

E não é só. O software marcou presença em celulares super charmosos e badalados com teclado físico nos anos 2000 e 2010. Voltando para o meu tempo de escola, eu sonhava em ter um BlackBerry Curve 8520, um smartphone de 2009 com BlackBerry OS 5.0 e um processador de 512 MHz (!). Ex-clientes da Nextel também devem se lembrar do Curve 8350i que tinha um botão na lateral para usar o push-to-talk (PTT).

BlackBerry Curve 8530i (sim, esse celular já foi o desejo de boa parte dos brasileiros) (Imagem: Divulgação)
BlackBerry Curve 8530i (sim, esse celular já foi o desejo de boa parte dos brasileiros) (Imagem: Divulgação)

BlackBerry OS terá o suporte encerrado em 2022

Mas, infelizmente, esse tempo agora vive apenas em nossas lembranças. Segundo a fabricante, o suporte será encerrado por completo em 4 de janeiro de 2022. “A partir desta data, os dispositivos que executam esses serviços e software por meio de operadoras ou conexões Wi-Fi não funcionarão mais de forma confiável, incluindo dados, chamadas telefônicas, SMS e ligações de emergência (911)”, afirmaram.

Outros serviços para o sistema operacional serão atingidos. É o caso do Password Keeper e do BlackBerry Messenger (BBM) para o público em geral, que seguirão disponíveis somente em plataformas mais recentes. O Link, Blend, World, Protect e o serviço de e-mail também serão impactados pelo encerramento.

O comunicado também traz orientações para quem ainda utiliza o sistema. A companhia informa que os usuários precisam adquirir celulares novos e ofereceu ferramentas para fazer backup dos dados: blackberry.com. “Os clientes com endereços de e-mail hospedados no BlackBerry ou que recebem mensagens redirecionadas enviadas para um e-mail hospedado no BlackBerry precisarão mudar para um novo endereço de e-mail”, afirmaram.

Com informações: BlackBerry (Suporte) e Liliputing

Receba mais sobre BlackBerry OS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados