Dark Souls 3 tem falha de segurança que deixa hackers controlarem seu PC

Dark Souls 3 apresenta falha que permite que hacker controle totalmente seu computador ou até mesmo inutilize o equipamento

Felipe Vinha
Por
Dark Souls 3 passa por problemas com hackers (Imagem: Divulgação/Bandai Namco)

Servidores de vários jogos da série Dark Souls estão offline para alguns jogadores, graças a um ataque hacker que aconteceu nos últimos dias, denunciando uma falha que permitia acesso completo ao PC do jogador por meio do game. A situação se tornou conhecimento público durante uma live do streamer The Grim Sleeper, na Twitch, quando um hacker acessou a função de narração do Windows e passou o recado enquanto a transmissão rolava.

  • Como jogar Demon’s Souls [Guia para iniciantes]
  • Dark Souls 3 ganha FPS Boost com 60 fps no Xbox Series X|S

A invasão ocorre por RCE, ou execução de código remoto, que é uma forma bem perigosa de acontecer. De acordo com relato do site Dexerto, a situação pode até mesmo inutilizar por completo o PC de quem jogar Dark Souls online. A invasão feita na live do The Grim Sleeper, contudo, parece ter sido inofensiva, apenas para alertar sobre o problema, de acordo com um relato publicado no Discord do streamer.

O suposto hacker teria descoberto a falha e enviou vários comunicados à Bandai Namco e From Software, mas foi ignorado em todas as ocasiões. Assim ele resolveu chamar a atenção usando lives de usuários que estavam jogando o game naquele momento, até que o acontecimento ganhou grandes proporções e as empresas, enfim, tomara providências.

Para proteger os usuários, os servidores de Dark Souls: Remastered, Dark Souls 2, Dark Souls 3 e Dark Souls: Prepare to Die foram desligados, ainda sem previsão de retorno. Como é da mesma produtora, a falha pode atingir até mesmo o multiplayer de Elden Ring, que chega no final de fevereiro e também será lançado no PC.

Mod recomendado

Modificadores e hackers recomendam que, quem quiser continuar jogando Dark Souls 3, use o mod Blue Sentinel – disponível aqui. Esta é uma modificação criada pela comunidade de jogadores para Dark Souls 3 e que já oi atualizada para se proteger da vulnerabilidade descoberta.

Os desenvolvedores da modificação já explicaram no Reddit que, por ora, apenas quatro pessoas sabem como executar a falha, sendo dois deles desenvolvedores da Blue Sentinel, o que deve tranquilizar a comunidade de jogadores. Para o bem e para o mal, a falha ainda é pouco conhecida.

Bandai Namco já respondeu

A Bandai Namco foi também ao Reddit de fãs de Dark Souls 3 para responder e tentar acalmar as preocupações. “Agradecemos o aviso, um relatório sobre o tópico foi enviado para equipes relevantes hoje cedo, a informação é muito bem-vinda”, disse, na postagem.

Por ora ainda não há previsão para que uma correção seja devidamente e oficialmente lançada.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Canal Exclusivo

Relacionados