Como jogar Hollow Knight [Guia para Iniciantes]

Veja como jogar Hollow Knight e confira algumas dicas para explorar melhor as profundezas de Hallownest

Diego Melo
Por
• Atualizado há 11 meses
Como jogar Hollow Knight / Team Cherry / Divulgação
O Cavaleiro sem nome, personagem principal do jogo (Imagem: Team Cherry / Divulgação)

Hollow Knight é um premiado jogo de ação e aventura 2D estilo metroidvania lançado pelo estúdio Team Cherry em 2017. O game conta com belos gráficos desenhados à mão, trilha sonora marcante, além de jogabilidade precisa e desafiadora, e está de graça para assinantes da PS+ em novembro de 2020. Confira as algumas dicas de como jogar Hollow Knight e como explorar melhor as profundezas misteriosas de Hallownest.

Como jogar Hollow Knight

Hollow Knight é um jogo desafiador, que recompensa a precisão e a paciência do jogador com cenários exuberantes e muitas horas de gameplay.

Armado apenas com sua espada em formato de agulha, o Cavaleiro deve explorar os inúmeros túneis e cavernas que formam os domínios do antigo reino de Hallownest, enquanto encara diversos tipos de inimigos e “chefões” dominados pela Infecção (uma espécie de gosma laranja que domina a mente dos insetos).

História e jogabilidade

A princípio, não existem objetivos definidos em Hollow Knight. O jogador deve explorar cada canto do cenário para adquirir novas habilidades que dão acesso a novas áreas ou ajudam a enfrentar inimigos mais difíceis. A história é contada aos poucos por meio de diálogos com outros personagens e itens encontrados no game.

A jogabilidade mistura elementos de jogos plataforma com um combate estilo “Dark Souls“, ou seja, que exige destreza e paciência do jogador para entender os padrões de ataque dos inimigos, principalmente dos “chefões”.

Como jogar Hollow Knight / Team Cherry / Divulgação
Ataques especiais custam ALMA (Imagem: Team Cherry / Divulgação)

O Cavaleiro realiza ataques com sua “espada-agulha”, e alguns movimentos especiais custam “ALMA”, obtida ao derrotar inimigos. Ela também serve para recuperar um pouco da vida do Cavaleiro.

Ao morrer, o Cavaleiro perde todos os “geos” (a moeda do jogo) momentaneamente, além de metade da sua barra de energia. Ao voltar para o local da morte, você deve derrotar um fantasma do Cavaleiro para recuperar tudo. Se morrer novamente antes de matar o fantasma, todo o dinheiro é perdido definitivamente.

Adquira um pedaço do mapa e lembre-se dos bancos

Há um personagem que vende mapas das áreas de Hallownest. Ao encontrar um novo local, tente encontrá-lo primeiro e use seus geos para adquirir o mapa – que também exibe a localização dos bancos mais próximos, onde você pode salvar seu progresso, recuperar energia, atualizar o mapa e equipar novos amuletos.

Outra dica é utilizar os pins customizados para marcar locais de interesse no mapa. Hollownest é enorme, com várias áreas que você só conseguirá acessar quando obter determinada habilidade. Saber para onde (e como) voltar pode economizar algumas horas de caminhada.

Como jogar Hollow Knight / Team Cherry / Divulgação
Edição Coração Vazio vem com todos os DLCS (Imagem: Team Cherry / Divulgação)

Jogue com fones de ouvido e converse com os personagens

Apesar de ser desafiante, Hollow Knight é um jogo extremamente prazeroso de ser explorado. Cada nova área descoberta é diferente, com sua própria história, visual, perigos e inimigos a serem enfrentados e descobertos. Descobrir uma passagem secreta que leva a um local antes inalcançável é talvez tão recompensador quanto derrotar um chefão difícil.

Além dos belos gráficos desenhados a mão, o jogo tem toda uma ambientação e design sonoro muito bem feitos. Vale a pena jogar usando fones de ouvido não só pela trilha sonora fantástica, mas também para aproveitar as dicas dadas pelo som ambiente, como um inimigo que está prestes a atacar ou um choro ao fundo que pode revelar um personagem escondido.

Como jogar Hollow Knight / Team Cherry / Divulgação
Hollow Knight está disponível no PC e consoles (Imagem: Team Cherry / Divulgação)

Tenha paciência

A principal dica para novos jogadores de Hollow Knight é: tenha paciência. Mesmo para os mais experientes, o jogo é realmente difícil nas primeiras horas. Você vai morrer bastante, mas não se desespere. Foque em acostumar-se com a movimentação, em prestar atenção nos detalhes do cenário, e em explorar cada canto do mapa.

Conforme progride no jogo, você adquire novos amuletos e novas mecânicas para o Cavaleiro, como mais máscaras de vida, pulo duplo, e outras habilidades que ajudam a navegar melhor pelos perigos dos túneis e cavernas de Hallownest. No entanto, vale lembrar que o jogo continua desafiador, e cada batalha contra um chefão é uma nova oportunidade para testar seus limites.

Hollow Knight está disponível para PC, Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch. Nos consoles, a Edição Coração Vazio (Voidheart Edition, em inglês) vem com os 4 DLCS do game. No PC, os requisitos são:

Configurações mínimas:

  • Processador: Intel Core 2 Duo E5200;
  • Memória: 4 GB de RAM;
  • Placa de vídeo: GeForce 9800GTX+ (1GB);
  • Espaço em disco: 9 GB;
  • SO: Windows 7.

Configurações recomendadas:

  • Processador: Intel Core i5;
  • Memória: 8 GB de RAM;
  • Placa de vídeo: GeForce GTX 560;
  • Espaço em disco: 9 GB;
  • SO: Windows 10.
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Hollow Knight na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Relacionados