Onde estará a Nvidia RTX 3090 Ti, placa de vídeo top de linha da empresa?

GeForce RTX 3090 Ti deveria ter sido anunciada no final de janeiro, mas Nvidia mantém silêncio sobre a placa de vídeo

Emerson Alecrim
Por
GeForce RTX 3090 Ti (imagem: reprodução/Nvidia)

No começo do ano, durante a CES 2022, a Nvidia fez um anunciou rápido sobre a GeForce RTX 3090 Ti, prometendo dar mais detalhes sobre o dispositivo no final de janeiro. Mas estamos no meio de fevereiro e nada. Então, uma pergunta fica no ar: Nvidia, cadê a sua bendita placa de vídeo topo de linha?

Na CES 2022, a Nvidia contou que a GeForce RTX 3090 Ti terá 24 GB de memória GDDR6X e desempenho de 40 teraflops em FP32. Rumores que surgiram na mesma época indicam que a GPU contará ainda com 10.752 núcleos CUDA, frequência base de 1.560 MHz e TDP de “apenas” 450 W.

Mas nada disso foi confirmado. Na última semana de janeiro, quando a Nvidia deveria ter revelado todos os detalhes, somente o silêncio deu as caras. Questionada a respeito pelo The Verge, a companhia não revelou o motivo do atraso, muito menos deu um novo prazo para o lançamento:

No momento, nós não temos informações adicionais para compartilhar sobre a RTX 3090 Ti, mas entraremos em contato quando tivermos novidades.

Produção da RTX 3090 Ti teria sido interrompida

Sem informações oficiais, não dá para saber o que, de fato, retardou a chegada da GeForce RTX 3090 Ti. Mas o atraso condiz com burburinhos que surgiram no meio de janeiro que afirmavam que a produção da placa de vídeo tinha sido paralisada.

Aparentemente, a Nvidia detectou problemas no BIOS e em componentes da placa. Se esses problemas forem reais, unidades fabricadas antes da interrupção podem ter defeitos, o que significa que a empresa precisa revisar toda a produção para aplicar uma solução ou, se for o caso, identificar unidades que tenham que ser descartadas.

Isso leva tempo. Some esse fator ao atual cenário de escassez de chips e fica fácil entender o motivo de a companhia não dar um novo prazo.

Pelo menos a RTX 3050 está entre nós

A GeForce RTX 3090 Ti pode estar envolta em mistério, mas ao menos a Nvidia cumpriu a promessa de lançar a GeForce RTX 3050 para desktops, placa de vídeo também anunciada na CES 2022.

O modelo tem 2.560 núcleos CUDA, 8 GB de memória GDDR6 e frequência base de 1.550 MHz entre as suas especificações. No Brasil, a novidade está à venda por preços que variam entre R$ 2.900 e R$ 3.400.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados