Mais outro tribunal é vítima de hackers no Brasil; PF investiga invasão

Tribunal Regional Federal da 3ª Região está com vários serviços indisponíveis após ataque hacker realizado no final de março

Emerson Alecrim
Por
Grupo do ransomware LockBit promete extorsão tripla (imagem ilustrativa: Kevin Horvat/Unsplash)

O site do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) exibia, pelo menos até a manhã desta segunda-feira (4), um aviso de suspensão de prazos para processos físicos e eletrônicos. O motivo? Um ataque hacker detectado em 30 de março vem afetando, desde então, os serviços da corte. E não é a primeira vez que isso acontece.

Em comunicado divulgado nas redes sociais e em seu site, o TRF3 relata que o ataque tornou seus sistemas indisponíveis, mas que não houve comprometimento dos dados armazenados em seus servidores.

Na mesma nota, o tribunal informa que a sua Secretaria de Tecnologia da Informação identificou o tipo de ataque sofrido, embora não tenha tornado essa informação pública.

Técnicos já trabalham na restauração dos sistemas e, de acordo com o TRF3, a Polícia Federal está investigando o ataque. Até o momento, nenhum grupo hacker reivindicou a ação.

Os dados podem estar íntegros, mas, sem os sistemas, não é possível acessá-los. A consequência é óbvia: paralização de atividades. Por determinação da desembargadora federal Marisa Santos, presidente do TRF3, os prazos de processos físicos e eletrônicos foram suspensos no período entre 4 e 12 de abril.

Atendimento ao público externo, emissão de certidões e consultas a processos também são atividades suspensas até que os sistemas sejam restabelecidos.

Tem mais: atendendo à solicitação da desembargadora Marisa Santos, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, prorrogou o prazo para o TRF3 transmitir ordens de pagamento de sentenças judiciárias (precatórios) ao Conselho da Justiça Federal em quatro dias após os sistemas voltarem a funcionar.

Aviso no site do TRF3 (captura de tela: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Aviso no site do TRF3 (captura de tela: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Ataques hacker a tribunais no Brasil

Ataques hacker a órgãos judiciais já não são novidade no Brasil. No final de 2021, a Justiça Federal condenou dois hackers que invadiram os sistemas do TRF3 para — pasme — reverter penas em processos nos quais eram réus.

No final de abril de 2021, foi a vez do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) ter sido alvo de hackers. Aparentemente, a corte foi vítima do REvil, um dos grupos de ransomware mais perigosos dos últimos tempos — mas já desmantelado.

Poucos dias depois, o site do Supremo Tribunal Federal (STF) ficou várias horas sem funcionar por conta de um “acesso fora do padrão”, ou seja, de um ataque hacker. Um mês depois, a Polícia Federal prendeu dois suspeitos de envolvimento na ação.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) também já foi alvo de hackers. Em novembro de 2020, o órgão teve as suas atividades interrompidas por conta de um ataque feito pelo RansomExx, ransomware que criptografou arquivos sobre processos e, consequentemente, deixou sistemas indisponíveis por alguns dias.

Com informações: Conjur. Sugestão de pauta enviada por Bruna Carolina Wojtenk.

Receba mais sobre Tribunal Regional Federal (TRF) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados