Usuários denunciam queima de conectores da RTX 4090; Nvidia investiga casos

Ainda não há informações sobre o que pode ter ocasionado o derretimento dos componentes; casos foram compartilhados por usuários em tópicos no Reddit

Yan Avelino
Por

Nesta segunda-feira (24), a Nvidia anunciou que está investigando dois episódios em que conectores de 16 pinos da placa RTX 4090 pegaram fogo ou derreteram. De acordo com a empresa, ainda não há como dizer ao certo o que pode ter ocasionado essas eventualidades. Os casos foram compartilhados por dois usuários, no início desta semana, em um tópico de discussão no Reddit.

GeForce RTX 4090
GeForce RTX 4090 (Imagem: Divulgação/Nvidia)

Além da reclamação, um desses usuários também publicou imagens do cabo adaptador 12VHPWR, que vem com a RTX 4090, derretido. Segundo ele, a conexão na placa também foi danificada. Dentre as suspeitas, há a de que tenha havido uma sobrecarga de energia ou que o conector possa ter algum defeito de fábrica.

O usuário, por sua vez, alega que tudo aconteceu enquanto ele jogava Red Dead Redemption 2. Ele diz que carga de energia naquele momento era de 400 W, taxa que o conector da RTX 4090 conseguiria suportar.

Usuário diz ter sentido mau cheiro e ter visto fumaça na placa de vídeo (Imagem: Reprodução/Reddit)
Usuário diz ter sentido mau cheiro e ter visto fumaça na placa de vídeo (Imagem: Reprodução/Reddit)

Depois que a publicação começou a viralizar, um outro usuário também compartilhou uma experiência parecida com a mesma placa de vídeo. Isso, claro, fez com que os principais veículos de imprensa, como o The Verge, começassem a evidenciar o que estava acontecendo.

Questionada sobre o que poderia ter acontecido, a Nvidia disse que estava investigando as reclamações dos consumidores. “Estamos em contato com o primeiro proprietário e entraremos em contato com o outro para obter informações adicionais”, informou a empresa.

Entrada da GPU ficou mais derretida no canto superior esquerdo (Imagem: Reprodução/Reddit)
Entrada da GPU ficou mais derretida no canto superior esquerdo (Imagem: Reprodução/Reddit)

Dobra no cabo pode ter sido culpada pelo dano

Embora não saibamos se esse derretimento aconteceu devido a um defeito de fábrica ou a uma sobrecarga de energia, há também uma terceira possibilidade: dobras no cabo do conector de 16 pinos.

Tal como o Tom’s Hardware apontou, empresas como a CableMod já lançaram adaptadores de ângulo reto para minimizar os danos. Existe, inclusive, um guia explicando a melhor forma de dispô-los nos dispositivos.

A companhia explica que o conector 12VHPWR e seus terminais são menores do que a geração anterior. “Através de nossos testes extensivos, parece que dobrar os fios muito perto do conector pode resultar em alguns dos terminais se soltando ou desalinhando dentro do próprio conector”, informa.

Isso pode levar a uma carga desigual nos outros fios, aumentando o risco de danos por superaquecimento. O risco disso é substancialmente maior se a curvatura for feita horizontalmente em relação à orientação do conector.

Enquanto a Nvidia termina suas investigações, é bom, portanto, avaliar os riscos e tomar cuidado ao montar um set-up com a GPU. Fica aqui o alerta para não dobrar os cabos de forma incorreta e manter a distância apropriada entre os componentes.

Com informações: The Verge, Tom’s Hardware e XDA Developers

Relacionados

Relacionados