99Pay dobra taxas para Pix e boletos pagos com cartão de crédito

Conta digital do app de corridas acaba com o limite grátis para transações; ainda dá para pagar contas de consumo sem taxas com cartão de crédito pelo 99Pay

Lucas Braga
Por
99Pay
99Pay (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O 99Pay já foi um ótimo aliado nas finanças, visto que o app permite pagar boletos e Pix com cartão. Aos poucos os benefícios foram reduzidos e taxas passaram a ser aplicadas. As últimas atualizações diminuíram ainda mais as vantagens: a carteira digital deixou de ter limite gratuito e dobrou as taxas para pagamento com cartão.

99Pay remove limite grátis para transações com cartão

A partir desta sexta-feira (4), o 99Pay deixa de ter limite gratuito para transações com cartão de crédito. Até então, os primeiros R$ 100 transacionados na carteira digital eram isentos de taxa.

Em comunicado enviado via e-mail para a base de usuários, todas as transações via cartão de crédito para pagamento e/ou parcelamento de boletos diversos, adição de saldo na carteira ou compra de vale-presente passam a ser taxadas.

Comunicado da 99Pay informa fim do limite gratuito para transações
Comunicado da 99Pay informa fim do limite gratuito para transações (Imagem: Reprodução)

O e-mail da 99 não esclarece as taxas praticadas, mesmo que um aumento tenha sido feito dois dias antes do envio. A fintech pede aos usuários que se atentem “aos percentuais apresentados diretamente no app na hora de efetuar uma transação”.

O comunicado encerra informando que as corridas da 99 ou recarga de celular pré-pago com pagamento por cartão de crédito continuam sem incidência de taxas. Pelo menos isso, né?

Taxa da 99 para pagamento com cartão dobrou

Acabar com o limite gratuito para transações não foi a pior mudança do 99Pay: as taxas da carteira digital para pagamento com cartão de crédito saltaram de 1,99% para 3,99% a partir de 1º de novembro de 2022.

A taxa é cobrada nas transações com cartão de crédito para adição de saldo na conta digital, Pix, transferências, compra de cartão-presente e pagamento de boletos comuns. Quem quiser escapar das tarifas deve colocar dinheiro na conta via transferência bancária, Pix, boleto ou troco durante as corridas.

99 reduz limites de pagamento da carteira 99Pay
99 reduz limites de pagamento da carteira 99Pay (Imagem: Divulgação/99)

Com a atualização, o 99Pay deixou de ser vantajoso frente aos concorrentes. PicPay, Mercado Pago e RecargaPay cobram a mesma porcentagem para Pix com cartão de crédito, e ainda é possível pagar boletos no Ame com taxa menor.

Confira abaixo o levantamento realizado pelo Tecnoblog com as taxas das principais carteiras digitais:

ServiçoTaxa para pagamento com cartão de crédito
99Pay3,99% para Pix e boletos convencionais
Zero para boleto de consumo
Ame1,99% para boletos (exceto apps de pagamento e cartão de crédito)
Mercado Pago3,99% para Pix ou boletos
PicPay4,99% para Pix ou boletos
RecargaPay1,99% para contas de consumo
Até 3,99% para Pix e boletos convencionais

Boletos de consumo ainda não são taxados pelo 99Pay

O 99Pay pode ter perdido o sentido para muitos após o aumento das taxas, mas ainda pode ser útil para quem acumula milhas. Contas de consumo permanecem com isenção para pagamento com cartão de crédito — sabe-se lá até quando.

Isso significa que ainda dá para aproveitar o 99Pay sem taxas para pagar contas de concessionárias de água, energia elétrica, gás, alguns impostos e algumas operadoras de telefonia. Apenas boletos que iniciam com o número 8 são enquadrados nessa categoria.

Fiz um teste com uma conta da Claro, e somente aparecem tarifas caso opte pelo parcelamento. Por outro lado, boletos convencionais emitidos por bancos (como aluguel ou seguros, por exemplo) são taxados em 3,99%.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados