Gmail mostra onde está a sua encomenda no Android e iOS

Google passa a oferecer ferramenta para rastrear compras feitas pela internet através dos apps do Gmail para Android e iPhone (iOS)

Bruno Gall De Blasi
Por
Gmail faz 20 anos: como o serviço mudou o e-mail ao oferecer 1 GB de espaço (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Gmail (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Gmail vai te ajudar a rastrear pedidos feitos pela internet. Após o anúncio em novembro, o Google liberou aos usuários uma ferramenta que detecta o código de rastreio em emails de compra para indicar se o produto está em rota ou já foi entregue. O recurso está disponível tanto para Android quanto para iPhone.

O recurso deu as caras pela primeira vez em novembro, quando o Google oficializou o recurso.

Basicamente, trata-se de um aviso no aplicativo de email para dizer onde o pacote está. Assim, você não precisará acessar um aplicativo que monitora códigos de rastreamento só para conferir a posição do produto.

“Para pedidos com números de rastreamento, o Gmail exibirá com destaque seu status de entrega atual na exibição de lista da caixa de entrada e em um cartão de resumo na parte superior de e-mails individuais”, explicaram na época.

O quadro traz uma linha do tempo com três informações: “Pedido confirmado”, “Enviado” e “Entregue”. Também há dois botões para conferir o rastreamento com mais detalhes ou para visualizar mais informações sobre a compra.

O Google, no entanto, não informou se o recurso estará disponível no Brasil neste momento. No comunicado, a companhia que o rastreamento de pacotes estaria disponível “na maioria das principais transportadoras dos EUA”.

Apesar dessa afirmação, a opção para habilitar o rastreador está disponível para usuários brasileiros, conforme apurado pelo Tecnoblog. E eu te explico como acioná-lo a seguir.

Gmail ganha ferramenta para rastrear entregas (Imagem: Reprodução/Google)
Gmail ganha ferramenta para rastrear entregas (Imagem: Reprodução/Google)

Como ativar o rastreador de encomenda do Gmail?

De acordo com o 9to5Google, o Gmail começou a receber a função recentemente. Mas, para utilizá-la, é preciso ter o aplicativo atualizado e aceitar a notificação que vai aparecer na tela inicial do aplicativo.

Se o alerta não aparecer e você usa um celular Android, basta realizar o seguinte procedimento:

  1. Acesse o Gmail no celular;
  2. Entre nas configurações do aplicativo;
  3. Escolha uma conta de e-mail;
  4. Procure pela opção “Rastreamento de pacotes” e ative.

Também é possível habilitar o recurso no iPhone (iOS):

  1. Acesse o Gmail no seu iPhone e entre nas configurações;
  2. Selecione uma conta de e-mail;
  3. Procure pela opção “Rastreamento de pacotes” e ative.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados