WhatsApp testa recurso de canal de voz parecido com Discord

Ferramenta foi liberada em versão de testes do WhatsApp e funcionará nos grupos; desenvolvimento pode estar ligado a mais recursos para o Comunidades

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 4 meses
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
WhatsApp testa recurso de canal de voz (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp está testando um novo recurso de canal de voz para grupos, similar aos canais de voz do Discord e ao Twitter Spaces. A novidade apareceu na atualização 2.23.7.12 da versão beta do aplicativo para Android, liberado para integrantes do programa de testes do Google Play. O recurso é acessado no topo da conversa, ao lado do botão de chamadas nos grupos.

Como ainda é uma ferramenta na versão beta e sem nenhum anúncio da Meta, pouco se sabe sobre o funcionamento do canal de voz. O nome do recurso em inglês é “audio chat”, que pode ser traduzido diretamente como “conversa por áudio.” Até onde se sabe, a funcionalidade só permitirá voz e estará sempre “aberta”. Diferente das chamadas de grupo, que permitem vídeo e seus participantes são convidados — além de poder ser encerrada.

WhatsApp amplia recursos para chamadas e Comunidades

O recurso começa a ser testado dias depois do WhatsApp atualizar o app para desktop e entregar novas ferramentas para o Comunidades. No WhatsApp para desktop, agora é possível realizar, nos grupos, vídeo chamadas com oito pessoas e ligações com até 32 pessoas — os mesmos limites do app para smartphones.

No caso do Comunidades, o WhatsApp lançou a opção de administradores aprovarem ou não novos usuários em grupos. O próprio Comunidades é uma ferramenta que mostra a “guinada” do mensageiro para um propósito de ser mais rede social. Agora, testando o recurso de canal de voz, ele fica mais próximo dessa definição.

Imagem do recurso de canal de voz em versão de testes do WhatsApp (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Imagem do recurso de canal de voz em versão de testes do WhatsApp (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Ainda não há muitas informações sobre o funcionamento do canal de voz do WhatsApp. Todavia, não há dificuldades em imaginar que a plataforma quer aumentar o tempo que os usuários passam no app. E sim, uma forma para isso é copiar um recurso do Discord. Mas a captura de tela da ferramenta do WhatsApp parece indicar que só terá um canal de voz por grupo.

O WABetaInfo testou o recurso. Ao abrir o canal, uma animação de barra de áudio é iniciada. No momento, o botão de sair do chat de voz fica no canto superior. Podemos supor ainda que o WhatsApp permitirá que o usuário navegue por outras conversas enquanto está em um canal de áudio.

Com informações: Android Police e WABetaInfo

Receba mais sobre Discord na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados