Poder de veto: WhatsApp dará mais controle para administradores de grupos
App anunciou nova atualização para o recurso Comunidades, que chegou ao Brasil no início deste ano; administradores terão mais controle sobre novos membros em grupos
App anunciou nova atualização para o recurso Comunidades, que chegou ao Brasil no início deste ano; administradores terão mais controle sobre novos membros em grupos
O WhatsApp divulgou nesta terça-feira (21) uma nova ferramenta para o Comunidades, seu recurso de “agregar” grupos em um único lugar. Com a atualização, os administradores terão mais controle sobre quem pode entrar ou não em um grupo. A plataforma de mensagens traz ainda uma mudança de usabilidade para agilizar a busca por grupos em comum com outros usuários.
As novidades foram apresentadas por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, empresa dona do WhatsApp, através do canal Meta Channel. O recurso é uma novidade do Instagram, que agora permite a criação de canais de transmissão.
Os links para entrar em grupos do WhatsApp permitirão que o administrador aprove ou não a entrada de novos membros. Na parte de buscas, ao procurar o nome de um contato, os resultados também mostrarão os grupos que vocês estão em comum.
Com a funcionalidade de aprovar ou não os novos membros, a proposta do WhatsApp é manter o conteúdo mais privado e focado. Por exemplo, um grupo de uma comunidade de um condomínio não deve receber pessoas de fora do prédio. Agora, se um morador compartilhar indevidamente o link do grupo, o administrador pode negar a entrada.
Por tabela, o WhatsApp também mostra o seu lado de “rede social” — uma definição ainda controverso sobre o app. O recurso de aprovar a participação de novas pessoas evita que o link seja usado de maneira indevida. Assim, grupos de amigos ou de determinados assuntos, como de jogadores de Pokémon Go de uma cidade, se mantém mais focados.
A novidade para a busca facilitará o uso do WhatsApp. Hoje, para saber os grupos em comum com uma pessoa, você precisa ir até o perfil dela, abrindo a conversa. Com a atualização, bastará digitar o nome da pessoa na busca para que os resultados incluam seus grupos em comum.
Como quase todas as atualizações de aplicativos, essas novidades apresentadas hoje por Mark Zuckerberg chegarão gradualmente aos usuários. Por isso, se você não recebeu os novos recursos do WhatsApp Comunidade ou da busca nesta terça, aguarde mais alguns dias — ou semanas, infelizmente.