Além de ter 96 núcleos, novo chip da AMD deve superar 1 GB de cache

Suposto chip mais avançado da futura linha AMD Genoa-X foi encontrado em site chinês; total de cache do processador pode chegar a 1,25 GB

Emerson Alecrim
Por
Chip Epyc Genoa-X encontrado no Goofish (imagem: Olrak/Twitter)
Chip Epyc Genoa-X encontrado no Goofish (imagem: Olrak/Twitter)

Em março, surgiram rumores de que a AMD lançará um processador com 96 núcleos e mais de 1 GB de cache L3. O assunto teve pouca repercussão, mas tudo mudou no último fim de semana, quando um chip AMD Epyc Genoa-X com as mencionadas características apareceu em uma loja online chinesa.

A linha AMD Epyc é voltada a servidores e aplicações profissionais, razão pela qual o total de 96 núcleos não chega a ser surpresa. A AMD já alcançou esse número com chips como Epyc 9654P e 9654.

Não dá para dizer o mesmo da suposta quantidade de cache. Mais de 1 GB é um feito notável até para um processador de 96 núcleos. Tome como exemplo o fato de o Epyc 9654P e o 9654 contarem com cache L3 de 384 MB.

Em 2022, a AMD foi mais longe com os modelos Epyc Milan-X. O mais avançado deles, o Epyc 7773X, tem 768 MB de cache L3, embora o número de núcleos fique em 64 unidades.

Mas, se os rumores estiverem certos, o tal Epyc Genoa-X de 96 núcleos terá 1.152 MB de cache L3, 96 MB de cache L2 e 3 MB de cache L1, totalizando 1,25 GB. O nome oficial do modelo deverá ser AMD Epyc 9684X, ainda de acordo com os burburinhos.

Esses dados foram divulgados em meados de março. Eis que, no último domingo (16), o perfil Olrak, no Twitter, encontrou um chip identificado como AMD Epyc 9684X à venda no Goofish. A descrição do produto bate com as especificações divulgadas no mês passado.

Será que o chip é verdadeiro?

Há detalhes estranhos nessa história. Para começar, o que um processador que ainda não foi lançado estaria fazendo no Goofish, um site chinês de produtos de segunda mão?

Além disso, o produto foi colocado à venda com preço equivalente a US$ 1.300. É um valor muito baixo. Para fins de comparação, saiba que o Epyc 9654 custa por volta de US$ 12.000.

Esses fatores nos fazem desconfiar de que o produto descoberto é falso. O chip também pode ser um protótipo ou uma amostra para parceiros da AMD que, de algum modo, foi parar nas mãos de terceiros.

Suposto chip Epyc Genoa-X — sim, chips desse tipo são gigantes (imagem: Olrak/Twitter)
Suposto chip Epyc Genoa-X — sim, chips desse tipo são gigantes (imagem: Olrak/Twitter)

Mas o Epyc 9684X pode ser real

A procedência do chip encontrado no Goofish é questionável. Apesar disso, há boas chances de que o Epyc 9684X venha a ser um produto real. Isso porque os chips Epyc Genoa-X são realmente esperados. A expectativa é a de que eles sejam anunciados ainda em 2023.

Os novos processadores Epyc deverão contar com arquitetura AMD Zen 4 e processo de fabricação de 5 nanômetros da TSMC.

Eles também devem contar com V-Cache 3D. Essa é uma tecnologia de encapsulamento que empilha camadas de cache na parte superior da CPU. Essa abordagem permite justamente que a quantidade de cache L3 seja aumentada.

A tecnologia não é inédita. Os modelos Epyc Milan-X alcançam 768 MB de L3 por contarem com V-Cache 3D.

No provável Epyc 9684X, 768 MB dos 1.152 MB de L3 serão baseados em V-Cache 3D, segundo os rumores.

O chip deve contar ainda com TDP de 360-400 W e suporte a memórias DDR5.

Receba mais sobre AMD na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados