Canvas é um editor de documentos dentro dos chats do Slack

Novidade do Slack pode servir para organizar e compartilhar informações, para que elas não fiquem perdidas no histórico da conversa

Giovanni Santa Rosa
Por
Slack Canvas
Slack Canvas (Imagem: Divulgação/Salesforce)

Existem muitas ferramentas para trabalhar em equipe, mas, às vezes, pode ser difícil encontrar onde uma determinada informação foi parar. O Slack vai tentar organizar um pouco isso com o Canvas, que cria documentos para compartilhar com seu time.

O Canvas fica nos chats, mas em um lugar separado das mensagens. Dá para colocar links, imagens, textos, apps e até mesmo funções do app, como requisições de serviço. Também é possível adicionar comentários e ver o histórico de alterações.

Falando assim, pode parecer complicado. O Verge tem uma explicação mais simples: pense em um Google Docs dentro do Slack. Pelas imagens, eu diria que está mais para Notion do que Docs, mas a ideia é esta: um espaço para criar documentos e páginas com diversos elementos.

Assim, dá para escrever uma FAQ, desenvolver um guia para novos funcionários ou listar links para ferramentas usadas, por exemplo. Tudo fica disponível para a equipe, sem precisar procurar no histórico do chat ou recorrer a outra plataforma.

Atualmente, a solução para isso dentro do app é fixar algumas mensagens, ou colocá-las nos favoritos.

Para empresas em que o Slack é uma parte central do fluxo de trabalho, o Canvas pode até fazer mais sentido que o Docs, em alguns momentos.

O compartilhamento, por exemplo, é mais fácil, já que dá para marcar o canal com que você quer dividir o Canvas — mais simples do que caçar o e-mail de todo mundo.

Slack Canvas parece, mas não é o Google Docs

Apesar da comparação, o Slack diz que o Canvas não vai tentar substituir o Docs ou outras ferramentas do tipo.

Para Ali Rayl, vice-presidente sênior da empresa, o Canvas é um espaço flexível, mas o Google Docs continua tendo 100% de sua importância. Parte disso é porque o Canvas não oferece opções tão avançadas de formatação, por exemplo.

Mesmo assim, ao reunir um recurso que antes dependeria de um segundo app, o Slack se torna mais competitivo no mercado e mais prático para as empresas. A plataforma já faz isso há algum tempo com os Círculos ou Huddles, que oferecem chamadas de áudio e vídeo em grupo.

Pouco a pouco, o mensageiro em grupo vai se tornando uma central de trabalho mais completa.

Com informações: The Verge, Engadget

Receba mais sobre Slack na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados