Canvas é um editor de documentos dentro dos chats do Slack

Novidade do Slack pode servir para organizar e compartilhar informações, para que elas não fiquem perdidas no histórico da conversa

Giovanni Santa Rosa
Por

Existem muitas ferramentas para trabalhar em equipe, mas, às vezes, pode ser difícil encontrar onde uma determinada informação foi parar. O Slack vai tentar organizar um pouco isso com o Canvas, que cria documentos para compartilhar com seu time.

Slack Canvas
Slack Canvas (Imagem: Divulgação/Salesforce)

O Canvas fica nos chats, mas em um lugar separado das mensagens. Dá para colocar links, imagens, textos, apps e até mesmo funções do app, como requisições de serviço. Também é possível adicionar comentários e ver o histórico de alterações.

Falando assim, pode parecer complicado. O Verge tem uma explicação mais simples: pense em um Google Docs dentro do Slack. Pelas imagens, eu diria que está mais para Notion do que Docs, mas a ideia é esta: um espaço para criar documentos e páginas com diversos elementos.

Assim, dá para escrever uma FAQ, desenvolver um guia para novos funcionários ou listar links para ferramentas usadas, por exemplo. Tudo fica disponível para a equipe, sem precisar procurar no histórico do chat ou recorrer a outra plataforma.

Atualmente, a solução para isso dentro do app é fixar algumas mensagens, ou colocá-las nos favoritos.

Para empresas em que o Slack é uma parte central do fluxo de trabalho, o Canvas pode até fazer mais sentido que o Docs, em alguns momentos.

O compartilhamento, por exemplo, é mais fácil, já que dá para marcar o canal com que você quer dividir o Canvas — mais simples do que caçar o e-mail de todo mundo.

Slack Canvas parece, mas não é o Google Docs

Apesar da comparação, o Slack diz que o Canvas não vai tentar substituir o Docs ou outras ferramentas do tipo.

Para Ali Rayl, vice-presidente sênior da empresa, o Canvas é um espaço flexível, mas o Google Docs continua tendo 100% de sua importância. Parte disso é porque o Canvas não oferece opções tão avançadas de formatação, por exemplo.

Mesmo assim, ao reunir um recurso que antes dependeria de um segundo app, o Slack se torna mais competitivo no mercado e mais prático para as empresas. A plataforma já faz isso há algum tempo com os Círculos ou Huddles, que oferecem chamadas de áudio e vídeo em grupo.

Pouco a pouco, o mensageiro em grupo vai se tornando uma central de trabalho mais completa.

Com informações: The Verge, Engadget

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados

Relacionados