AirPods Max de R$ 6.899 não terá suporte a áudio lossless no Apple Music
Fones de ouvido premium da Apple não são compatíveis com áudio sem perdas que será oferecido em seu serviço de streaming
Fones de ouvido premium da Apple não são compatíveis com áudio sem perdas que será oferecido em seu serviço de streaming
Após a boa notícia a respeito da adição de áudio lossless ao Apple Music sem custos adicionais, temos um balde de água fria para quem tem escuta música pelos AirPods: a transmissão de áudio sem perdas não será possível nestes dispositivos, nem mesmo no modelo mais caro, os AirPods Max, que custa R$ 6.899.
Durante o anúncio do novo recurso para o Apple Music, a empresa chegou a alertar que para reproduzir áudios em alta qualidade sem perdas (Hi-Res Lossless), é preciso ter um equipamento externo, como um conversor digital para analógico (DAC) via USB.
A marca também confirmou em seu site que é possível reproduzir áudio lossless em iPhones, iPads, Macs ou Apple TV. Até mesmo os HomePods são compatíveis, segundo o site T3. O que pegou algumas pessoas de surpresa é que você não poderá aproveitar o som com qualidade de CD que o Apple Music tem a oferecer nos próprios… fones de ouvido ultra-caros da Apple.
O motivo é a codificação do áudio lossless do serviço, feita em arquivos Apple Lossless Audio Codec. Os AirPods (convencional, Pro e Max) suportam apenas o codec Bluetooth AAC. A situação é compreensível nos AirPods e AirPods Pro, fones totalmente sem fios, que recebem apenas música via Bluetooth e funcionam muito bem para isso.
Entretanto, o problema não pode ser resolvido mesmo ao tentar plugar um cabo nos AirPods Max, o que é frustrante para os verdadeiros audiófilos, já que estamos falando de outro conceito de fones aqui.
Em resposta ao The Verge, a Apple explicou a situação: “O modo de audição com fio dos AirPods Max aceita apenas fontes de saída analógica. Os AirPods Max atualmente não oferecem suporte a formatos de áudio digital no modo com fio”.
O processo que ocorre é o seguinte: se você tenta tocar uma música lossless de 24 bits a 48 kHz a partir de um iPhone em um AirPods Max com cabo, o áudio será convertido para analógico e, em seguida, será transformado novamente em digital para 24 bits a 28 kHz. Essa conversão final é o que impede a correspondência exata – o áudio sem perdas.
Perceba que isso pode mudar, já que a empresa fez questão de responder com o “atualmente”. E, ainda assim, você deve obter uma qualidade de áudio muito boa ao reproduzir músicas com o cabo nos AirPods Max, apesar de não ser verdadeiramente sem perdas.
Felizmente, nem tudo está perdido. Músicas com mixagens Dolby Atmos poderão ser ouvidas com o recurso de áudio espacial, que é compatível com os AirPods e fones Beats com chip H1 ou W1. Além disso, os alto-falantes dos iPhones, iPads e Macs mais recentes também têm suporte à tecnologia.