Uma mistura de Fire TV Stick e Echo Dot. Talvez essa seja uma boa forma de resumir o Fire TV Cube, set-top-box que a Amazon lançou oficialmente nesta quinta-feira (7). Como o nome sugere, o equipamento é um pequeno cubo que você pode conectar à TV para ter acesso a streaming de vídeo e ouvir música, mas também para interagir com a assistente Alexa.
O formato de caixa não é mero capricho. Graças ao design adotado, a Amazon teve mais facilidade para posicionar sensores e, assim, permitir que o dispositivo funcione como um controle remoto universal: o Fire TV Cube pode se comunicar com outros aparelhos do ambiente, como caixas de som e receptores de TV.
Mas o objetivo principal é fazer o Fire TV Cube ser o cérebro da televisão. O dispositivo consegue fazer streaming de serviços como Netflix, Amazon Prime Video (óbvio), Hulu, YouTube (via reprodutor web), entre vários outros.
Além disso, você pode “conversar” com a TV para dar comandos de voz à Alexa. Se você perguntar sobre previsão do tempo, por exemplo, a assistente não só dirá informações sobre o clima, como também mostrará detalhes na tela a respeito.
Para tanto, o dispositivo conta com oito microfones na parte da frente preparados para reconhecer voz, inclusive se o volume da televisão estiver alto. O Amazon Fire TV Cube fica à escuta o tempo todo. Ele é capaz até de ligar a TV sozinho quando você pedir para assistir a um vídeo ou realizar outra ação (nos televisores compatíveis com HDMI-CEC).
No hardware básico, o Fire TV Cube é bastante parecido com o Fire TV convencional: processador ARM quad-core de 1,5 GHz, GPU Mali450 MP3, 2 GB de RAM, 16 GB para armazenamento interno, porta HDMI 2.0a, porta micro-USB e Wi-Fi 802.11ac. Não há conexão para cabo de rede, mas a Amazon inclui no pacote um adaptador Ethernet para a porta micro-USB.
Os atrativos em termos de reprodução incluem compatibilidade com 4K, HDR e Dolby Atmos Audio.
O Amazon Fire TV Cube está à venda nos Estados Unidos por US$ 119,99. Não há previsão de disponibilidade no Brasil.
Com informações: Ars Technica.