Amazon lança app para ler a palma da sua mão pela câmera do celular

Atualização da Amazon One permite que smartphones compatíveis escaneiem a palma da mão. Amazon One é um serviço de identificação da gigante do e-commerce

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 1 mês
App da Amazon One agora pode ler a palma da mão usando a câmera do celular (Imagem: Divulgação/Amazon)
App da Amazon One agora pode ler a palma da mão usando a câmera do celular (Imagem: Divulgação/Amazon)

A Amazon está lançando nos Estados Unidos a função de leitura de palma da mão no app da Amazon One. Quem tem um celular compatível com a tecnologia poderá se cadastrar apenas tendo a mão escaneada pela câmera do dispositivo. Lançado em 2020, a Amazon One é um serviço de pagamentos e só está disponível nos Estados Unidos.

Antes deste recurso chegar para smartphones, os usuários só poderiam fazer a ativação da conta pela palma da mão em algumas lojas parceiras da Amazon, estádios, aeroportos, lojas de conveniência e academias. Esta novidade permite que o cliente escaneie a palma da mão de qualquer lugar, mas ainda precisa ativar nas lojas parceiras.

Uma vez ativada a conta, o usuário pode pagar suas compras nesses lugares apenas mostrando a palma da mão no equipamento da empresa. É possível cadastrar as duas mãos no serviço. A tecnologia é uma forma de pagamento contactless — sem contato.

Amazon One
“Maquininha” de escaneamento da Amazon One utiliza infravermelho para identificar palma da mão (Imagem: Divulgação/Amazon)

Amazon One e entrada nas baladas

Outra funcionalidade da Amazon One é realizar a verificação de idade do usuário. Assim, se um cliente deseja entrar numa balada, bar ou outro estabelecimento com restrição de idade, basta apontar a palma da mão para o leitor. Ele fará a combinação entre a palma da mão do usuário e a idade, autorizando ou não a entrada no estabelecimento.

A funcionalidade de verificação de idade exige que o cliente da Amazon One capture fotos do seu documento de identificação. A empresa garante que tanto essas fotos como as imagens da palma da mão são protegidos por criptografia e armazenados em um “domínio seguro da Amazon One”, além de contar com outras camadas de segurança. As imagens da palma da mão não podem ser salvas ou baixadas no smartphone.

No seu lançamento, a Amazon One estava disponível apenas nas lojas Amazon Go, lojas físicas da empresa que se destacam pelo uso de tecnologia de reconhecimento facial e de produtos para cobrar as suas compras direto da sua conta — a loja não possui caixas.

Com informações: The Verge

Receba mais sobre Amazon.com na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados