Google Meet vai reconhecer gesto de levantar a mão

Com atualização, Meet vai identificar palma da mão diante da câmera e colocar participante na fila para falar, sem precisar clicar no botão

Giovanni Santa Rosa
Por
Google Meet
Google Meet (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O recurso de levantar a mão do Google Meet promete ficar mais prático. A plataforma de videoconferências vai identificar quando o usuário erguer a mão diante da câmera. Assim, ele consegue entrar na fila para falar, sem precisar clicar em nenhum botão.

“Para garantir que seu gesto seja detectado, certifique-se que sua câmera está ativada e sua mão está visível para ela, longe do rosto e do corpo”, explica o Google no blog post sobre a novidade.

Como nota o Verge, o gesto não é exatamente levantar a mão, como você faria em uma sala de aula, por exemplo. Ele está muito mais para mostrar a palma da mão para a câmera, quase como se você estivesse dizendo “pare”. Quando o Meet identifica, aparece uma breve animação sobre a sua imagem.

GIF de mulher mostrando a palma da mão para câmera. Após o gesto, aparece uma animação indicando que ela levantou a mão para falar.
Mostre a palma da mão para a câmera e entre na fila para falar (Imagem: Divulgação/Google)

O Meet desativa automaticamente a detecção de gestos quando você está falando. Portanto, se você é dos que gesticulam muito enquanto falam, fique tranquilo, você não vai ligar nada sem querer.

Já faz algum tempo que o Google Meet tem o recurso de levantar a mão, mas ele era apenas “virtual”. O usuário precisava apertar um botão na barra inferior da chamada para entrar em uma fila de participantes que gostariam de falar. Agora, não será mais necessário encontrar o botão no meio das ferramentas da plataforma.

O novo recurso começará a ser distribuído a partir do dia 28 de novembro, com previsão de chegar a todos em um prazo de 15 dias, e estará disponível para os pacotes Business Plus, Business Standard, Enterprise Essentials, Enterprise Plus, Enterprise Standard, Enterprise Starter, Education Plus, clientes Teaching and Learning Upgrade e assinantes individuais.

Por padrão, a ferramenta fica desativada, mas você pode ativá-la abrindo as configurações, indo a “Mais opções”, “Reações” e selecionando “Gesto de levantar a mão”.

Outras plataformas reconhecem gestos

O Meet não é a única plataforma de videochamadas a entender gestos do usuário. O Zoom, por exemplo, também consegue reconhecer o gesto de levantar a mão e o de polegar para cima. Já o recurso de avatar virtual do Microsoft Teams também pode mostrar reações a partir de gestos.

Por fim, o macOS 14 Sonoma não é uma plataforma de conferências, mas também oferece um truque parecido. Ao reconhecer um gesto na webcam, ele coloca uma reação no vídeo, independentemente do app usado.

Com informações: Google Workspace Updates, The Verge, Engadget

Receba mais sobre Google Meet na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados