Como ativar legendas e traduções em chamadas do Google Meet

Ativar as legendas do Google Meet ajuda a resolver questões de acessibilidade e problemas com o áudio; saiba como usar o recurso

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Google Meet App (Imagem: Gabrielle Lancellotti/Tecnoblog)
Google Meet App (Imagem: Gabrielle Lancellotti/Tecnoblog)

Ativar as legendas do Google Meet é fácil e permite visualizar, na tela, o que cada participante fala em uma reunião. Apesar de a tradução estar em fase de testes e disponível apenas para alguns assinantes do Google Workspace, o recurso vem ganhando a opção de traduzir as falas em inglês para outros idiomas, sendo que o português está incluído nessa lista. Veja, a seguir, como ativar legendas e traduções em chamadas do Google Meet.

Tempo necessário: 1 minuto

O recurso fica na lista de opções do aplicativo e pode ser encontrado rapidamente durante as chamadas. Vale lembrar, porém, que elas usam reconhecimento de voz e podem não ser totalmente precisas.

  1. Abra as opções

    Clique nas opções do Google Meet. É o ícone com três pontinhos que fica na parte inferior da tela, entre os botões de compartilhar tela e desligar a chamada.

  2. Ative as legendas

    Na lista, clique em Legendas — é a penúltima opção da primeira seção.Escolha a opção "Legendas"

  3. Escolha o idioma

    O Google Meet não reconhece automaticamente qual língua está sendo falada. Por isso, é necessário escolher uma entre as opções. O português é a última opção, então é preciso rolar a lista.

  4. Pronto!

    As legendas aparecerão na parte inferior da tela.Legenda na parte inferior da tela

Como ativar a tradução (se ela estiver disponível)

O Google Meet também oferece a opção de traduzir as legendas geradas automaticamente. O recurso começou a ser liberado no fim de setembro de 2021, inicialmente para clientes dos planos Business Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus, Education Plus e Teaching & Learning Upgrade, e dependia da aprovação do administrador do domínio. A ferramenta, nesta primeira fase, traduz as legendas do inglês para espanhol, francês, alemão e português.

Google Meet experimenta legendas com tradução ao vivo (Imagem: Divulgação/Google)
Como ativar legendas do Google Meet com tradução (Imagem: Divulgação/Google)

Se a tradução estiver disponível, você poderá ativá-la clicando nos botão de três pontos, entrando em “Configurações” e ativando a opção “Legendas traduzidas”. Note que é preciso escolher para que idioma você quer que o texto seja traduzido.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Meet na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados