Amazon sugere que clientes limpem embalagens antes de abri-las
Sim, é uma recomendação da Amazon para prevenção contra o coronavírus
Sim, é uma recomendação da Amazon para prevenção contra o coronavírus
Limpar embalagens de produtos recém-comprados nunca foi um hábito mandatório, mas esse é um cuidado crescente nos tempos atuais. Até a Amazon dá a entender que desinfetar a caixa de uma compra online é um bom jeito de aumentar a prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19).
Não é que a Amazon esteja dizendo, categoricamente, que você deve passar um pano com álcool ou qualquer outro produto desinfetante na embalagem de um item que acabou de ser entregue. A companhia apenas sinaliza que esse é um cuidado que pode valer a pena, mas não condiciona ninguém a segui-lo.
Recentemente, a CNN perguntou à Jay Carney, vice-presidente sênior de assuntos corporativos da Amazon, quais cuidados os compradores devem seguir para diminuir o risco de contaminação durante as entregas feitas pela companhia.
Nem a Amazon sabe ao certo. Carney respondeu que “estamos aprendendo conforme avançamos, como todo mundo”. O executivo completou dizendo que especialistas ainda estão sendo consultados sobre o assunto.
Não há nenhum caso comprovado de contaminação que tenha ocorrido a partir do contato com um objeto, mas como algumas evidências apontam que o vírus pode sobreviver por algum tempo em superfícies de embalagens — fala-se em até 24 horas em papelão, por exemplo —, Carney recomendou que “os clientes tomem as precauções que acharem necessárias”.
Uma sugestão é justamente a de limpar a embalagem com um pano umedecido com algum tipo de desinfetante. Essa recomendação vale sobretudo para a embalagem do produto em si. O pacote ou caixa da entrega pode simplesmente ser descartada assim que aberta.
Obviamente, você deve lavar bem as mãos após manipular todas as embalagens.
Para quem acha que essas medidas não são suficientes, Carney recomenda deixar o pacote em um local isolado, como uma garagem ou quintal. Por quanto tempo? Considerando a possibilidade de o vírus sobreviver em uma superfície de papelão por 24 horas, por exemplo, o ideal seria pelo menos um dia inteiro.
Não é uma opção para mim. A minha vontade de ver o produto não me permitiria deixar a embalagem em “quarentena” por 24 horas. De todo modo, esse é apenas um cuidado de reforço. Para a maioria das pessoas, a velha regra de lavar bem as mãos após manipular objetos potencialmente sujos deve ser suficiente.
Com informações: Inc.