Aspire Vero: notebook Acer com plástico reciclado será fabricado no Brasil

Notebook Acer Aspire Vero tem componentes feitos com material reciclado; linha começará a ser fabricada no Brasil

Emerson Alecrim
Por
Aspire Vero tem material reciclado (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Aspire Vero tem material reciclado (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Todo mundo sabe que reciclagem de materiais é importante. Apesar disso, no universo da tecnologia, ainda não há muitas iniciativas do tipo. A Acer é uma das exceções. A companhia anunciou notebooks feitos com plástico reciclado no ano passado. Agora, é a vez de a unidade brasileira começar a fabricar esses produtos, começando pela linha Aspire Vero.

O Aspire Vero tem alguns componentes constituídos por plástico PCR (sigla em inglês para resina pós-consumo). O corpo (carcaça) do equipamento tem 30% de PCR; a tampa do teclado e as suas teclas, 50%. Também há PCR de até 90% misturado ao plástico que envolve a tela.

De acordo com a Acer, essas proporções de PCR nos componentes contribuem para a companhia reduzir em 21% a emissão de gás carbônico (CO2) no processo de produção do equipamento.

Acer Aspire Vero (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Acer Aspire Vero (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Você já deve ter presumido, mas só para confirmar: a linha Aspire Vero têm uma cor incomum para notebooks por causa, justamente, da injeção de plástico PCR na carcaça. Trata-se de uma mistura de amarelo com cinza que a Acer chama de “Volcano Grey”.

Alguns produtos baseados em material reciclado transmitem sensação de fragilidade. Não é o caso aqui. O corpo do Aspire Vero me pareceu bastante resistente e não deixa o laptop mais pesado do que a média. Além disso, achei a textura do material agradável ao toque.

A Acer também faz questão de destacar que o notebook não tem nenhum tipo de pintura. Nem mesmo aqueles adesivos irritantes estão presentes na linha Aspire Vero.

Ah, a companhia assegura ainda que a embalagem do produto é feita de até 85% de papel reciclado e pode ser totalmente reaproveitada. Até o plástico do carregador foi trocado por um material oriundo de reciclagem.

Esta foto de divulgação dá uma noção mais clara da cor do laptop (imagem: divulgação/Acer)
Esta foto de divulgação dá uma noção mais clara da cor do laptop (imagem: divulgação/Acer)

As especificações do Aspire Vero

Toda a parte ecológica do Aspire Vero é importante, mas não podemos fechar os olhos para as especificações. Pois bem, a versão vendida no Brasil traz processador Intel Core i5– 1155G7, 8 GB de memória DDR4 (dos quais, 4 GB são soldados à placa-mãe) e SSD PCIe 3.0 de 512 GB.

A tela é um painel IPS LCD com 15,6 polegadas de tamanho, resolução de 1920×1080 pixels e taxa de atualização de 60 Hz.

As demais configurações incluem Wi-Fi 6, webcam de 720p, bateria de 48 Wh, teclado ABTN2 com retroiluminação LED e Windows 11 Home.

Falando em teclado, um detalhe curioso é que as teclas R e E estão “espelhadas”. Não é um defeito de fabricação, mas uma forma que a Acer encontrou de destacar o conceito de “REduzir, REutilizar e REciclar”. Ok, então.

Detalhes da estrutura do Aspire Vero (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Detalhes da estrutura do Aspire Vero (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Você deve ter notado que o notebook tem um chip Intel de 11ª primeira geração. Sim, está nos planos da Acer lançar modelos com processadores de 12ª geração por aqui, mas eles só devem chegar ao Brasil no primeiro trimestre de 2023.

Aspire Vero: produção nacional

O Aspire Vero detalhado aqui está à venda no Brasil desde o final de 2021, mas é importado. O que Acer anunciou nesta quarta-feira (20), em um evento realizado em São Paulo (SP), é o início da fabricação da linha em território nacional. Ou quase isso.

De fato, a montagem da linha vai ser feita no Brasil, a partir de setembro. Mas os componentes com plástico PCR, por ora, estão vindo da Ásia.

Acer Aspire Vero (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Acer Aspire Vero (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Germano Couy, gerente geral da Acer no Brasil, explica que o processo de fabricação de itens com material reciclado é um pouco mais complicado, pois envolve vários aspectos técnicos, incluindo certificação de fornecedores. Deve levar alguns meses para a unidade brasileira da companhia ficar apta a isso.

Hoje, o Aspire Vero tem preço oficial de R$ 4.999 no site da Acer, com desconto de 10% para compra à vista no Pix. A empresa espera conseguir baixar esse valor quando a produção nacional começar.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados