Bethesda aposenta launcher de PC e jogos serão migrados de graça para Steam

Bethesda desiste de fornecer launcher próprio e vai incentivar que seus usuários migrem para o Steam assim que for possível

Felipe Vinha
Por

A Bethesda decidiu aposentar seu launcher para jogos de PC e vai migrar o funcionamento geral de todos os seus títulos para o Steam. A decisão segue a tendência feita por outras empresas, como a própria Microsoft, quando desistiu do Games for Windows, e concentra os esforços em uma plataforma mais famosa, com maior base instalada de usuários e com recursos adicionais facilitadores.

A migração de jogos e também da carteira para o Steam acontecerá a partir do início de abril. Isso significa que os jogadores que já adotaram o launcher da Bethesda não perderão nada na hora de transferir seus dados, compras e saldos para o Steam.

Muitos jogos também terão seus arquivos salvos migrados, em alguns casos precisando realizar a transferência manualmente. Para esses casos, os usuários ainda utilizarão a conta Bethesda.net para entrar e jogar. A conta Bethesda.net não será perdida e ainda estará acessível no nosso site e nos jogos, e a empresa promete continuar dando suporte a todas as contas Bethesda.net em jogos que ainda virão.

Como a migração será feita? A Bethesda ainda vai ensinar o procedimento e tirar todas as dúvidas, mas a empresa já preparou um FAQ, com as principais perguntas e dúvidas a respeito, incluindo sobre Fallout 76, que é um game que pode render mais dúvidas, graças à sua natureza que se assemelha a um MMORPG.

Steam é amigável a mods

Os motivos oficiais para a mudança não foram revelados ou mencionados pela Bethesda, mas acredita-se que a praticidade com mods que o Steam oferece seja um dos principais fatores para a decisão.

Acontece que o Steam possui ferramentas fáceis e abrangentes para uso e instalação de moda em sua plataforma. Há até mesmo um workshop onde os usuários podem publicar suas criações e ensinar a outros como instalam o conteúdo.

Vale lembrar que diversos jogos da Bethesda tiram proveito de mods, de maneira oficial, e na verdade são conhecidos por ficarem melhores com a instalação de mods. Um bom exemplo é The Elder Scrolls 5: Skyrim.

Com informações: ArsT, Bethesda.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados