A cronologia Fallout; saiba a ordem para jogar

Com mais de 20 anos desde o primeiro lançamento, essa cronologia de Fallout vai te ajudar a jogar todos os games na ordem certa

Vivi Werneck
Por

A série Fallout, que teve seu primeiro jogo lançado em 1997, tornou-se uma das franquias de maior sucesso da indústria dos games. O RPG, que traz como plano de fundo sobreviventes e mutantes num mundo pós apocalíptico, encanta a muitos jogadores com boas histórias e muito o que fazer. Quer saber a ordem certa para jogar? Então dá uma olhada na cronologia de Fallout.

A cronologia Fallout (Imagem: Divulgação/Bethesda)

Vale destacar que não necessariamente você precisa ter jogado todos os games da franquia para entender o que está se passando. A ideia desta cronologia é apenas ajudar na imersão dos principais acontecimentos da história, desde a guerra nuclear que devastou o mundo fictício do jogo. Cada título é protagonizado por um personagem distinto. Afinal, o universo Fallout permite centenas de novas histórias, com diferentes pontos de vista.

1. Fallout 76 (2102)

Apesar de ser o jogo mais recente lançado, cronologicamente, Fallout 76 se passa no início de toda a história (no ano de 2102) e é bem significante para o lore da franquia. Isso porque o jogo cobre eventos que servem como prólogos para os jogos principais, já que se passa 25 anos após a lendária guerra nuclear que varreu o mundo durante a era de reconstrução.

Fallout 76 é um multiplayer online e teve muitos problemas na época do seu lançamento (em 2018), com bugs, servidores instáveis e etc. Assim como na maioria das vezes, você é um “sortudo” sobrevivente das explosões por ter conseguido um lugar num dos abrigos nucleares da Vault-Tec, mais especificamente, a Vault 76. Seu objetivo, além de se manter vivo, é criar novos assentamentos e tentar reconstruir o que conseguir do antigo mundo.

YouTube video

2. Fallout (2161)

Lançado em 1997, Fallout: A Post Nuclear Role Playing Game traz a saga de um sobrevivente da Vault 13. Isso porque mesmo que muitas pessoas da Vault 76 (do Fallout 76) já tenham voltado à superfície, centenas de outros dwellers ainda estavam em abrigos subterrâneos.

Seu personagem precisa sair da segurança do refúgio, por ordens do Overseer (Supervisor e o líder do abrigo), para consertar um dispositivo usado para reciclar a água da Vault. Mas é claro que muita coisa acontecerá até essa missão ser cumprida.

Inclusive, o protagonista deste jogo não consegue voltar para a Vault 13, ao final da história, e permanece na superfície para ajudar no desenvolvimento das terras devastadas do novo mundo, que ainda está em passos lentos.

Fallout (Imagem: Divulgação/Bethesda)

3. Fallout Tactics: Brotherhood Of Steel (2197)

Por volta do ano de 2197, o mundo de Fallout ainda está longe de ser o que muitos conhecem em jogos como Fallout 3 e 4, com assentamentos e pequenas cidades até bem organizadas (dentro do possível) e algumas influentes facções. Fallout Tactics é importante nesta cronologia, pois foca justamente numa das facções mais icônicas da série: a Brotherhood of Steel (Irmandade de Aço).

Enquanto os outros jogos da franquia colocam o jogador na pele de um sobrevivente, saindo de alguma vault e tendo que encarar o mundo e, possivelmente, escolhendo uma facção para se unir, Tactics já adianta esse processo.

Você começa o game como um membro novato da ainda não tão influente Irmandade de Aço. Isso porque, com o passar das décadas, essa facção se tornará uma super potência militar e tecnológica do novo mundo. Por isso, é bem interessante ver como tudo começou.

Fallout Tactics (Imagem: Divulgação/Bethesda)

4. Fallout 2 (2241)

Em Fallout 2, lançado em 1998, seu protagonista é um descendente daquele dweller do primeiro Fallout (que precisou sair da Vault para consertar a água e nunca mais voltou). Você agora habita o vilarejo de Arroya, que foi fundado por este personagem do primeiro game. 

A importância deste segundo título para a cronologia é que, pela primeira vez, realmente é possível notar sinais de um desenvolvimento maior no novo mundo pós ataque nuclear. 

Seu personagem terá um papel bem importante para o futuro da série, pois ajudará a evoluir ainda mais a vila de Arroya até se tornar uma grande cidade, que fará parte da República da Nova Califórnia (que se tornará uma das mais importantes facções da franquia).

Fallout 2 (Imagem: Divulgação/Bethesda)

5. Fallout 3 (2277)

Fallout 3 talvez tenha sido o jogo que colocou a série no radar de muitos jogadores e, inclusive, o primeiro que muitos jogaram. Lançado em 2008, esta é a primeira versão totalmente em 3D e que traz um vasto mundo aberto para se explorar.

Sobre a história, o jogo continua os acontecimentos dos games passados, mas “muda de lado” no mapa: sai da região da Nova Califórnia e apresenta, agora, o que restou da capital Washington DC. Cronologicamente, é mais fácil encontrar algo próximo de uma civilização, com alguns comerciantes e um senso (mesmo que rudimentar e falho) de governo local.

O interessante do início de Fallout 3 é que a Vault 101, de onde seu protagonista nasceu e cresceu, foi criada para ser um abrigo experimental onde as pessoas passariam vidas inteiras lá, sem a necessidade de um dia ir para a superfície. Mas claro… Seu personagem precisou sair.

YouTube video

6. Fallout: New Vegas (2281)

Fallout: New Vegas retorna a República da Nova Califórnia e o que se pode ver é uma região bem mais evoluída, desde Fallout 2. O governo local já está solidificado, mas eles precisam encarar uma guerra brutal por controle contra um grupo chamado Caesar’s Legion. Cronologicamente, New Vegas acontece quatro anos após Fallout 3.

Dessa vez, a origem do protagonista muda novamente: sai o tradicional morador da Vault e entra em cena o coitado de um mensageiro que quase se deu muito mal. Esta é a primeira vez que o jogo introduz um personagem principal já criado no novo mundo. Fallout: New Vegas foi lançado em 2010.

YouTube video

7. Fallout 4 (2287)

O game mais recente da cronologia, Fallout 4 (lançado em 2015) dá a oportunidade de explorar uma região conhecida como “The Commonwealth” (ou “A Comunidade”) que se formou, principalmente, a partir dos destroços de Boston, capital de Massachusetts.

Mesmo sendo o jogo mais recente na linha do tempo, o início de Fallout 4 se passa em 2077, ainda na pré guerra e antes das bombas caírem há 210 anos. O protagonista da vez era um antigo morador dessa época, que é congelado criogenicamente para só despertar no ano de 2287. Com isso, você se torna o humano mais velho ainda vivo.

YouTube video

Com informações: Fallout Wiki e Gamerant