Celular dobrável Huawei Mate X passa por mudanças no design
Huawei Mate X recebeu pequenas alterações no design; celular dobrável será lançado em setembro com Samsung Galaxy Fold
Huawei Mate X recebeu pequenas alterações no design; celular dobrável será lançado em setembro com Samsung Galaxy Fold
O lançamento do celular dobrável Huawei Mate X foi adiado para setembro porque a empresa temia sofrer danos em sua reputação, especialmente após o fiasco do Samsung Galaxy Fold (e as sanções vindas dos EUA). O aparelho passou por algumas mudanças em seu design se comparado ao protótipo exibido em fevereiro durante a feira MWC.
Richard Yu, chefe da divisão de eletrônicos de consumo, conversou com a jornalista Li Wei em um aeroporto na China. Ela aproveitou para usar um pouco o Mate X e tirar fotos do aparelho dobrável; as imagens foram compartilhadas na rede social Weibo.
O XDA Developers notou algumas mudanças no design. O Mate X agora tem uma câmera quádrupla na parte externa, não tripla: o sensor adicional usa a tecnologia ToF (time of flight), de acordo com o site oficial da Huawei, para medir a distância dos objetos e calcular a profundidade 3D.
Logo abaixo das câmeras, há um botão que solta a parte dobrável do Mate X. Ele está mais largo que no protótipo exibido há alguns meses, e vem marcado por uma linha vermelha. Ao pressioná-lo, o celular alterna do modo dobrado para o modo aberto.
A área das câmeras e da dobradiça aparenta ter uma textura semelhante a fibra de carbono; na verdade, ela continua sendo preta, e está apenas refletindo o teto do aeroporto. Repare que, na foto acima, as mesmas linhas brancas aparecem na tela do celular.
A Huawei inicialmente planejava lançar o Mate X em junho, mas decidiu adiá-lo para setembro porque tinha que melhorar a qualidade da tela, como explicou um executivo da empresa ao Wall Street Journal. Além disso, um porta-voz disse à CNBC: “não queremos lançar um produto que destruirá nossa reputação”.
Pelas fotos, é difícil saber se a protuberância na parte dobrável da tela continua muito perceptível, mas não há sinais óbvios de desgaste, o que é um bom sinal.
O Mate X foi homologado pela TENAA, espécie de Anatel chinesa, revelando mais detalhes sobre ele; a ficha técnica segue logo abaixo. A Samsung, por sua vez, planeja lançar o Galaxy Fold em setembro com melhorias no design; ele será vendido “em mercados selecionados”. Os celulares dobráveis custarão cerca de US$ 2.000 cada.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}