Cloudflare lança eSIM para proteger dados e diminuir riscos de golpes

Serviço recém-anunciado deve proteger os dados que partem de um aparelho e vão até a operadora; companhia ainda não divulgou data oficial de lançamento e preço

Yan Avelino
Por

Nesta segunda-feira (26), a Cloudflare anunciou novos serviços que visam melhorar a segurança das pessoas. São eles: o Zero Trust SIM e o Zero Trust for Mobile Operators. De acordo com a companhia, os produtos devem chegar ao mercado “nos próximos meses” e funcionarão no sistema Android e no iOS.

Entre os dois produtos, o que mais chama atenção é o Zero Trust SIM, que estará disponível para o mercado como um eSIM. De acordo com a Cloudflare, essa solução foi idealizada para proteger os dados que partem de um aparelho criptografando-os até a operadora.

Inicialmente voltado para celulares corporativos, empresas poderão conectar os dispositivos dos funcionários com rapidez e segurança à rede global da Cloudflare, integrando-os à plataforma Zero Trust da companhia.

A solução também os protegerá independentemente de onde estiverem trabalhando e, ao ser instalado, o eSIM é bloqueado a um único dispositivo, reduzindo as chances de golpes e fraudes, como o SIM swap.

O que é SIM swap?

SIM swap é um golpe em que um criminoso procura a operadora se passando pela vítima, fornece os dados necessários e solicita a ativação do número em um novo chip. A partir daí, ele passa a ter acesso a ligações, mensagens e senhas da vítima.

Segundo a Cloudflare, a principal diferença desse serviço para os demais — e até mesmo de VPNs — é que o próprio eSIM atuará como um fator adicional de segurança. Aliado às chaves de verificação fornecidas pelo hardware que estiver “inserido”, a falsificação de uma identidade se tornará mais difícil.

O Zero Trust SIM funcionará em dispositivos iOS e Android e será lançado inicialmente nos Estados Unidos. Além disso, a solução funcionará de forma independente ou com a WARP, a VPN da companhia.

Um ponto ainda não divulgado é o preço do Zero Trust SIM. Em entrevista aoTechCrunch, a empresa disse apenas que seu produto levará alguns meses para chegar ao mercado. A Cloudflare afirmou que também planeja trazer a solução para cartões SIM físicos em um “futuro próximo”.

Operadoras poderão oferecer serviços da Cloudflare

A Cloudflare também lançou hoje o programa Zero Trust for Mobile Operators. O programa funcionará em parceria com as operadoras e permitirá que elas ofereçam assinaturas de várias ferramentas de segurança móvel da plataforma Zero Trust.

Para a Cloudflare, ao aliar suas ferramentas de segurança com as maiores redes móveis, empresas poderão relaxar sabendo que seus dispositivos e dados estarão seguros sem comprometer a velocidade da conexão.

O objetivo, segundo a companhia, é “enfrentar em conjunto os problemas mais desafiadores de desempenho e segurança relacionados às conexões móveis”. As operadoras interessadas ​​já podem se inscrever para obter de mais informações.

Com informações: TechCrunch, Cloudflare

Receba mais sobre Cloudflare na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Yan Avelino

Yan Avelino

Ex-autor

Yan Avelino é natural de Recife (PE) e estuda Jornalismo na UNINASSAU. Foi repórter do Portal Tracklist em 2020 e do MacMagazine, onde cobriu a WWDC em 2021. Também passou pela TV Guararapes, emissora afiliada à RecordTV em Pernambuco, atuando como produtor de reportagem da versão local do Cidade Alerta. No Tecnoblog, foi autor em 2022.

Relacionados