Cloudflare sofre instabilidade e faz muitos sites saírem do ar

A falha atrapalhou os planos de sextar em casa durante a pandemia, mas o Cloudflare diz que já encontrou o problema e ele não foi um ataque

André Fogaça
• Atualizado há 3 anos
Foto por Michal Jarmoluk/Pixabay
Foto por Michal Jarmoluk/Pixabay

O Cloudflare passou por instabilidade nesta sexta-feira (17) e com isso diversos sites e serviços ficaram temporariamente fora do ar. O Tecnoblog foi um deles, junto de outros veículos e sites de diversas partes do mundo.

O Cloudflare, que é um serviço responsável por trabalhar com serviços de CDN pela internet para acelerar conexões, deixou diversos sites fora do ar – ops! Além do Tecnoblog e a maioria dos nossos colegas de outros veículos, sites como o do Discord, HBO, Crunchyroll, Patreon, Deliveroo, GitLab, Zendesk e Medium também deixaram de carregar ou sofreram com lentidão em alguns locais.

Em pouco tempo o próprio Cloudflare comentou que notou a falha, que atingiu serviços da API de tokens, alegando que ela afetou ao menos 12 data centers da empresa e que estão espalhados pelo mundo.

falha no cloudflare julho 2020

Após apontar a falha, o Cloudflare identificou o problema e uma correção estava em andamento. Ao menos o Tecnoblog já voltou a funcionar normalmente, junto de outros sites. Vinte minutos depois a empresa divulgou a seguinte nota:

“Nesta tarde notamos uma interrupção em algumas partes de nossa rede. Não foi o resultado de um ataque. Parece que um roteador em nosso backbone global anunciou rotas ruins e fez com que algumas áreas da rede ficassem indisponíveis. Acreditamos ter solucionado a causa do problema e estamos monitorando os sistemas de estabilidade agora”.

É, sextou com soluço na bebida.

Leia | Como saber quais sites estão fora do ar hoje

Relacionados

Escrito por

André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.