Com monitor gamer de 540 Hz, Asus ROG sai na frente da Alienware

Asus ROG Swift Pro PG248QP possui 24 polegadas, taxa de atualização de 540 Hz e Nvidia G-Sync, mas a resolução é Full HD

Bruno Gall De Blasi
Por
Asus ROG Swift Pro PG248QP (Imagem: Reprodução/YouTube)
Asus ROG Swift Pro PG248QP (Imagem: Reprodução/YouTube)

Asus ROG anunciou o primeiro monitor gamer de 540 Hz do mercado durante CES 2023. Apresentado ao público nesta terça-feira (3), o Asus ROG Swift Pro PG248QP mede 24 polegadas e oferece taxa de atualização de até 540 Hz (!). O lançamento, que também é compatível com o Nvidia G-Sync, veio ao público ao lado de outra tela da marca de 27 polegadas e frequência menor.

O ROG Swift Pro PG248QP de 24 polegadas é o modelo que mais chama a atenção – e não é só por causa do nome gigante.

O monitor gamer feito em colaboração com a Nvidia e AUO oferece taxa de atualização de 540 Hz. A frequência é superior aos 500 Hz do Alienware 500 Hz Gaming Monitor também anunciado nesta durante a CES 2023.

Na prática, isto significa que o lançamento terá gráficos ainda mais fluidos do que outros modelos do mercado, como o Odyssey Neo G8 com taxa de atualização de 240 Hz.

Sem dúvidas, é impressionante. Mas aí fica a pergunta: ainda que seja benéfico aos jogos, tudo isso é realmente necessário? Especialmente ao considerar que o modelo da Samsung possui resolução 4K enquanto o lançamento da Asus tem display Full HD (1920 x 1080 pixels).

Deixando a taxa de atualização de lado, o ROG Swift Pro PG248QP (respira) agrega outros diferenciais, como o suporte ao Nvidia G-Sync e Reflex Analyzer. Para garantir um áudio quase que sem latência e de alta qualidade, o painel traz ESS DAC.

Não podemos nos esquecer do suporte ergonômico. Além de permitir o ajuste de altura e ângulo, a base oferece um pé flexível que pode ser retraído para liberar mais espaço na mesa.

O monitor gamer chegará ao mercado no primeiro trimestre de 2023.

Asus ROG Swift Pro PG27AQDM (Imagem: Reprodução/YouTube)
Asus ROG Swift Pro PG27AQDM (Imagem: Reprodução/YouTube)

Asus ROG Swift Pro PG27AQDM tem 27″ e 240 Hz

Se o seu foco não está em frequências gigantescas, a Asus apresentou outro monitor nesta terça-feira (3): o Asus ROG Swift Pro PG27AQDM (olha o nome enorme de novo).

O lançamento é um pouco maior (27 polegadas) e possui resolução de 1440p. Mas a taxa de atualização é menor: 240 Hz.

Outros diferenciais foram ressaltados pela fabricante, como o tempo de resposta de 0,03 ms. O lançamento ainda tem HDR, brilho de até 1.000 nits, 99% da escala de cores DCI-P3 e calibração Delta E<2.

Para evitar altas temperaturas, a companhia empregou um design interno para aumentar a dissipação do calor. Além disso, a tela possui uma solução para reduzir o risco de burn-in e um suporte com altura ajustável.

O modelo será levado às lojas no segundo trimestre de 2023.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados