Discord decide adotar links temporários para evitar golpes

Plataforma anuncia mudança em como hospeda arquivos compartilhados com usuários de outras plataformas; alteração não muda para links dentro do Discord

Felipe Freitas
Por
(Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
(Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Discord anunciou que arquivos hospedados na plataforma utilizarão links temporários ao serem compartilhados externamente. A medida visa impedir que cibercriminosos espalhem malwares usando o serviço de armazenamento da plataforma. Todos os links de arquivos hospedados no Discord expirarão após 24 horas, o que evitará que um vírus fique disponibilizado por muito tempo.

Indiretamente, a atualização divulgada pela empresa também afetará a pirataria. Como a plataforma atualizará automaticamente os links de arquivos da plataforma, quem receber um link de fora por outro app de mensagem não conseguirá baixar o conteúdo após 24 horas. Lembrando que usuários que assinam o Nitro podem subir arquivos com até 500 MB.

App do Discord no iPhone (Imagem: Ronaldo Gogoni/Tecnoblog)
Discord e seu sistema de hospedagem de arquivos é usado por cibercriminosos para compartilhar malwares (Imagem: Ronaldo Gogoni/Tecnoblog)

O Discord divulgou que a meta é que o recurso de links temporários para a hospedagem de arquivos chegue para todos os usuários até o fim deste ano. Em outras palavras, a plataforma espera liberar a novidade em menos de dois meses.

O Discord acredita que esse novo método de expiração de links será mais efetivo para impedir a divulgação de arquivos maliciosos. A plataforma é muito utilizada por cibercriminosos como meio de hospedagem de malwares, já que um arquivo do tipo pode ser hospedado permanentemente no Discord.

Até esse anúncio, a plataforma não contava com um método dedicado para combater esse uso dos seus serviços. A Trellix, empresa do ramo de cibersegurança, divulgou no mês passado que pelo menos 10.000 malwares foram compartilhados pelo sistema de hospedagem do Discord.

Atualmente, links maliciosos podem ser denunciados pela função “Denunciar mensagem”, disponível ao clicar no botão de três pontinhos, que fica localizado no canto superior direito de uma mensagem.

Nada mudará no compartilhamento de links de arquivos dentro do Discord. A plataforma atualizará automaticamente o link para download utilizando um novo sistema de autenticação. E desenvolvedores também não terão seu trabalho afetado com essa novidade do Discord.

Com informações: Bleeping Computer

Receba mais sobre Discord na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados