Enquanto uma grande empresa desiste do mercado de drones, outras vão apostando em novos modelos. A chinesa DJI, mais conhecida pelo Spark e Mavic Pro, decidiu fazer uma parceria com a Ryze Tech para criar um modelo de apenas US$ 99. Ele se chama Tello e tem foco em crianças e adultos que querem aprender a programar.
O Tello pesa apenas 80 gramas e é compacto, com dimensões de 98×92,5×41 mm. Ele pode voar por até 13 minutos a uma velocidade de 28,8 km/h e uma distância de 100 metros, transmitindo imagens ao vivo em HD (720p). A câmera integrada tira fotos de 5 megapixels.
Há alguns recursos bacanas: você pode simplesmente jogar o Tello no ar para que ele comece a voar; deslizar o dedo na tela do aplicativo para fazer manobras aéreas; e gravar vídeos com trajetórias pré-definidas. Todo o controle é feito por meio de Bluetooth, seja por meio de um aplicativo no smartphone ou um controle dedicado.
Voltado para qualquer criança ou adulto, ele possui detector de colisão, proteção nas hélices e sistema contra falhas, permitindo pousar com segurança mesmo se a conexão for perdida. E, por meio do kit de desenvolvimento, é possível programá-lo com a linguagem Scratch.
O Tello estará disponível nas cores, branca, amarela e azul, por US$ 99, a partir de março.