Elon Musk adiou Cybertruck? Tesla remove menções a produção em 2022

Tesla retira do site do Cybertruck trecho que apontava 2022 como ano de produção do modelo elétrico, mesmo após promessas de Elon Musk

Pedro Knoth
Por
Tesla Cybertruck

A bravata de Elon Musk no Twitter e o uso de memes são contrárias à postura da Tesla com o Cybertruck, um dos lançamentos de veículo elétrico mais aguardados da companhia e do setor. A produção do modelo foi novamente adiada pela fabricante. O site oficial do carro futurista de Musk dizia que a linha de produção teria início em 2022, mas parece que a data foi retirada pouco antes do Natal — a montadora não comentou sobre a mudança.

Cybertruck foi anunciado pela Tesla em 2019

O Cybertruck foi anunciado pela Tesla em 2019 e gerou alvoroço no mercado de veículos elétricos. O carro promete um bom desempenho off-road e possui visual futurista, com um design cyberpunk. Na semana em que ele foi revelado, Musk comentou que 250 mil reservas do veículo foram feitas por meio de seu site oficial.

Em novembro, o site Electrek noticiou que as encomendas do automóvel ultrapassaram o valor de US$ 80 bilhões. Esse lucro foi obtido a partir de 1,2 milhão de clientes que anteciparam a compra, mesmo sem a Tesla dar sinais de início da produção — ainda é possível reservar um Cybertruck no adiantamento de US$ 100.

E, cada vez mais, parece que vai demorar para isso de fato acontecer. No site do Cybertruck, até o Natal, dizia: “você poderá completar sua modificação a medida em que a produção se aproxima em 2022”. Agora, a página apenas cita: “você poderá concluir sua modificação a medida em que a produção se aproxima”.

Tesla vai empurrando Cybertruck com a barriga

Não é a primeira vez que a Tesla prorroga o lançamento do Cybertruck. A produção do modelo estava marcada para iniciar em 2021. Mas, em agosto, a montadora adiou o prazo para 2022.

Até outubro, o site do Cybertruck informava ao cliente sobre a ficha técnica e o preço do carro elétrico. Mas a montadora de carros elétricos apagou esses dados, e manteve somente o ano de início da fabricação do carro: 2022.

Agora, ao retirar a data de início da produção, a Tesla deixou os clientes que reservaram o Cybertruck mais apreensivos.

O carro seria montado na mega fábrica da Tesla em Austin, no Texas. Mas a linha de produção da instalação ainda não está pronta; a companhia não tem todo o equipamento necessário para construir o carro. Na semana passada, duas máquinas de fundição — capazes de dar forma ao metal derretido — foram encomendadas.

CEO da Tesla, Musk decidiu abrir mão de um time de comunicação para anunciar as novidades da montadora. Desde então, ele passou a usar as redes sociais — principalmente o Twitter — para fazer anúncios sobre suas empresas, incluindo a SpaceX e sua subsidiária, a Starlink. Isso quando o bilionário não posta memes e infla criptomoedas.

Seria essa mais uma promessa vazia de Elon Musk? O bilionário é conhecido por aumentar expectativas sobre os produtos da Tesla (investidores o amam por isso), mas não entregá-los no prazo. Recentemente, ele disse que o Tesla Bot, robô humanoide da fabricante, chegaria ao mercado ainda neste ano.

Com informações: Gizmodo e Mashable

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Relacionados