Elon Musk avisa que Tesla só venderá painéis solares com bateria Powerwall

Maior demanda por problemas na distribuição de energia também ajudou a decisão de unificar dois produtos diferentes da Tesla

André Fogaça
• Atualizado há 2 anos e 10 meses
Tesla Powerwall (Imagem: divulgação/Tesla)
Tesla Powerwall (Imagem: divulgação/Tesla)

Elon Musk publicou em sua conta no Twitter que a Tesla não venderá mais seus painéis solares sem a compra de uma bateria Powerwall. A forma como o produto é vendido, onde está disponível, muito provavelmente foi alterada por conta da demora das companhias elétricas na hora de ligar as placas com a rede pública de distribuição na cidade.

Este já é um problema velho para quem pode comprar painéis solares nos Estados Unidos e não pretende armazenar parte da energia gerada pelas placas: as companhias de eletricidade demoram para ligar o conjunto na rede elétrica, para que o excedente seja inserido em todo o sistema de distribuição para a cidade.

Este tempo extra pode estar ligado ao aumento de 59% no número de telhados com painéis solares da Tesla produzindo energia no último trimestre de 2020, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. O maior interesse pelas placas fez até mesmo seu preço subir consideravelmente. Além da economia de dinheiro, fugir das faltas e falhas na distribuição de eletricidade é um dos principais motivos para a escalada da demanda por este tipo de produto.

Sem conectar as duas pontas, o usuário não pode tirar proveito dos painéis solares fabricados pela Tesla e que já estão instalados no telhado da casa. Este ponto é puramente burocrático e pouco intuitivo, já que o dono do local com as placas precisa de autorização da empresa fornecedora de eletricidade para utilizar o painel sem uma bateria para armazenar a força. O objetivo com este controle é de padronizar como e quanta energia será transferida, garantindo segurança para todo sistema, e calculando corretamente o valor recebido.

Além desta parte burocrática, integrar os dois produtos em um só facilita e acelera a instalação de todo o sistema, aumentando ainda mais a economia de energia para a residência, já que a bateria Powerwall fornecerá na noite a eletricidade armazenada durante o dia e assim torna a casa quase completamente independente do sistema de distribuição elétrica – ponto especialmente importante para quem já comprou um veículo elétrico.

Painéis solares da Tesla com Powerwall (Imagem: divulgação/Tesla)

Painéis solares da Tesla com Powerwall (Imagem: divulgação/Tesla)

Tesla aumentará a capacidade da Powerwall via software

O CEO da Tesla não usou sua conta do Twitter apenas para anunciar a mudança na forma de venda de seu painel solar. Elon Musk disse que uma atualização de software na Powerwall será responsável por uma maior capacidade de entregar a energia para a casa onde está instalada.

Este aumento não é pequeno, sendo maior que 50% na capacidade quando o produto está em um ambiente com aproximadamente 30 graus Celsius no lado de fora. Ainda não existe previsão para quando o update estará disponível para o Powerwall.

Com informações: The Verge.

Relacionados

Escrito por

André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.