No mês passado, usuários dos Estados Unidos, Canadá, Peru e Venezuela passaram a contar com a possibilidade de acessar o Facebook Messenger mesmo não tendo conta na rede social. Agora, três semanas depois, a opção foi liberada globalmente. A disponibilização inclui o Brasil, é claro.

O acesso ao modo é fácil. Após instalar o Facebook Messenger em seu smartphone, você verá um link com os dizeres “Não está no Facebook?” na tela inicial. Clique ali e informe o número do seu celular (com DDD). Na sequência, você será instruído a inserir seu nome e uma foto.

Com o cadastro concluído, o Messenger te dará a opção de procurar contatos da sua agenda que também utilizam o serviço. Você também pode registrar contatos manualmente.

A maioria dos recursos está disponível nessa forma de acesso: fotos, vídeos, stickers, chat em grupo, entres outros. O Facebook ressalta, porém, que usuários com conta na rede social continuam contando com mais recursos, como acesso à versão web do Messenger e lista de contatos mais abrangente.

Essa atualização deixa o Messenger ainda mais próximo do WhatsApp em aspectos funcionais. Como ambos os serviços pertencem ao Facebook, fica a pergunta: por que a companhia não prioriza um só?

Aparentemente, a intenção do Facebook é ocupar todos os espaços possíveis. O WhatsApp continua fortemente direcionado ao segmento mobile, já até permitindo chamadas de voz. O Messenger, que caminha para se tornar tão independente quanto possível, tem foco mais amplo: além de chat, o serviço suporta apps de terceiros e, pelo menos nos Estados Unidos, permite envio de dinheiro, por exemplo.

Com informações: The Next Web

Leia | Como criar uma conta no Facebook pelo celular ou PC? Veja como fazer um perfil na rede social

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.